Atualidade

Inteligência artificial revela quem será o vencedor da Eurovisão

O favorito à vitória é o norueguês Alexander Rybak, com a música” That’s how you write a song” mas, de acordo com o prognóstico da inteligência artificial, não será o vencedor.

O Chipre vai ganhar o Festival Eurovisão da Canção 2018.

A Paradigma Digital, multinacional espanhola especializada em transformação digital, desenvolveu um sistema baseado na tecnologia de inteligência artificial que analisa milhões de dados processados. De acordo com o diário espanhol Marca, as previsões apontam a música “Fuego”, interpretada por Eleni Foureira, do Chipre, como vencedora do festival.

Eleni Foureira, de Chipre

No início do concurso a concorrenta Netta, de Israel, que canta a música “Toy”, era apontada como a favorita à vitória, mas foi destronada pelo Chipre. De acordo com a Paradigma, o top 5 do ranking seria formado por Chipre, Noruega, França, Israel e República Checa. As mesmas previsões apontam que os concorrentes espanhóis, Amaia e Alfred, que têm estado no top 10, deixem Espanha no 12º lugar do ranking.

Multinacional espanhola aponta o Chipre com vencedor da Eurovisão

As redes sociais, nomeadamente o Twitter e o YouTube foram as principais fontes utilizadas para fazer o ranking. Foram utilizadas técnicas de extração de dados, bem como referências históricas, relativas aos resultados dos últimos 26 anos, dados sociodemográficos e dados abertos desagregados, disponíveis na Internet.