Saúde & bem-estar

Saiba como lidar com os filhos adultos que não amadurecem

É um facto já confirmado por psicólogos. Hoje em dia os filhos, já em idade adulta, comportam-se como adolescentes.

Dizem que é o contexto sócio-cultural em que se vive que afeta os filhos, muitas vezes à revelia dos pais. Aliado ao facto de que todos anseiam ser eternamente jovens, os adultos comportam-se como adolescentes porque existe esse sentimento de que só há lugar para a juventude.

Além disso, sem intenção, os pais educam de uma maneira que dá a entender que irão resolver sempre os problemas dos filhos. A psicóloga Rosely Sayão, numa rubrica da ‘Veja’, usou os trabalhos de casa como exemplo.

“Lição de casa é um bom exemplo. É um problema só do estudante com a escola, mas todo pai e mãe acha importante acompanhar. Então acaba sentando-se junto a eles para fazer as tarefas e, se não há tempo, contrata um professor particular para ajudar”, disse a profissional brasileira.

Desta forma o filho assimila que a vida consiste apenas em desfrutar da parte agradável, enquanto a dureza fica relegada aos pais.

Então, como resolver isso? “Vivemos numa cultura que tem estimulado a juventude eterna e isso é repetido dentro de casa com muita força”, respondeu Rosely.

Os pais não devem tratar de assuntos que os descendentes podem – devido à sua idade – lidar sozinhos, porque isso pode criar pessoas que crescem cronologicamente, mas mantém a irresponsabilidade típica da adolescência.

“Se continuam com cabeça de adolescente, é porque foi estimulado de alguma forma. Devemos parar e deixar a vida apresentar-lhes as questões”, concluiu.

A tarefa de dialogar com os filhos adolescentes é difícil mas possível. “Requer paciência, persistência e tenacidade. Não é fácil, mas é possível”, assegurou.

Essa dificuldade de conversa ocorre porque, até ao fim da infância, a criança é totalmente dependente dos pais. Na adolescência, ganham um pouco mais de autonomia, que o jovem crê ser autonomia absoluta.

“Para eles, diálogo ainda é o pai fazer o que ele quer. Eles precisam aprender a negociar conflitos e regras”, lembrou a psicóloga, dando outra dica valiosa: algo que pode ser dito pelos pais que ajude a promover o respeito entre o jovem e a mãe.

Foto: Instagram/Ashton Kutcher