Saúde & bem-estar

Quer ter um pós-parto como a Kate Middleton? Siga estas dicas

A Duquesa de Cambridge surpreendeu ao deixar o hospital apenas sete horas depois do parto do terceiro filho com o príncipe William, na última segunda-feira (23).

No Reino Unido, as mulheres passam, em média, um dia e meio no hospital no pós-parto, mas se estiver tudo bem com a mãe e a criança e se aquela tiver apoio médico em casa pode ter alta no próprio dia.

À partida parece algo estranho, mas é possível, sim, ter alta assim tão rapidamente. Veja seis ações que pode repetir para sair da maternidade ao final de um dia:

Faça a consulta pré-natal
Um dos principais fatores para ter logo alta é que a gravidez tenha corrido sem problemas, antes de mais nada. Por isso, é muito importante fazer a consulta pré-natal corretamente.

“Com esse acompanhamento, é possível tentar prevenir complicações como pressão alta, hipertensão e hemorragia pós-parto, por exemplo”, explicou ao UOL a ginecologista e obstetra Marisa Patriarca, professora de ginecologia do curso de pós-graduação da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo). “Mas, além disso, mãe e bebé precisam estar em bom estado geral, com todos os exames em ordem e sem sinais de infecção.”

Peça para ter parto normal
Outro fator importante é a paciente querer ter um parto normal e expressar a sua vontade para a equipa médica que a acompanha.

Marisa Patriarca conta que muitas mulheres querem, à partida, ter cesariana, por medo de sofrer com as dores do parto. O problema é que o procedimento cirúrgico acontece por meio de incisões, o que já aumenta o tempo de recuperação e as diárias no hospital para, no mínimo, três dias.

Pratique atividades físicas
“Infelizmente temos a cultura da cesária [cesariana], mas se o pré-natal for bem conduzido, se a gestante fizer atividade física dentro da possibilidade dela e não ter ganho de peso excessivo, aumentam as chances de um parto natural de sucesso”, disse a especialista. “A consequência disso é um rápido retorno para casa.”

Mais ou menos como a Carolina Patrocínio (mas não tão intenso, claro).

Mantenha a tranquilidade
A psicóloga Luciana Rocha, especialista em maternidade e infantil, além de doula e educadora perinatal, lembra ainda que para o trabalho de parto evoluir de forma saudável e tranquila, é preciso ter conhecimento.

“Saber o que é, o que acontece e as fases do parto possibilita o manejo de dor, podendo ajudar a transformar esse momento em algo positivo”, diz.

Exercite a pélvis
Atividades que fortalecem o abdómen e a pélvis – como agachamentos – e alimentação equilibrada também ajudam.

Coma tâmaras
Comer seis tâmaras por dia, a partir da 36.ª semana de gestação, por exemplo, diminui as hipóteses de precisar de medicamentos de progressão ou indução do parto.

“Tudo culpa de um componente que imita ocitocina, hormona que desencadeia o trabalho de parto”, realça a especialista. “A mãe está sobrecarga de ocitosina e adrenalina, que ajudam na sensação de bem-estar no pós-parto”, lembra.

Foto: Twitter/Royal Family