Atualidade

Judite Sousa acautela futuro rodeada de amigos e com muitas memórias

Aos 57 anos, a pivô da TVI sabe que há um prazo para tudo e que não terá sempre lugar no pequeno ecrã, por isso pegou na caneta e começou a escrever, criando um espaço virtual, que pode ser visto como um livro de memórias e de experiências da “jornalista”, da “mulher” e da “mãe”, no qual partilha ainda a vivência do filho, André Sousa Bessa, que morreu em 2014, após uma queda numa piscina.

Num hotel de luxo da capital, Judite de Sousa apresentou a novidade rodeada pela mãe, Fernanda Isabel da Rocha, a irmã Isabel, e de muitos amigos, a maioria da televisão. Entre eles, Vítor Gonçalves, da RTP, que descreveu como “confidente”, recordando assim também o início na estação pública onde trabalhou nos primeiros anos.

A diretora-adjunta de Informação da TVI assumiu que “a escrita é uma forma de pôr cá para fora aquilo” que lhe vai na alma: “Há uma outra Judite, além da jornalista. E é essa Judite que quero dar a conhecer. Vou partilhar memórias que fazem parte de mim, que fazem de mim a jornalista, mulher e mãe que sou hoje”.

Judite divide-se agora entre a televisão e a internet, reconhecendo a necessidade de “procurar alternativas profissionais”. O mais recente projeto “foi uma necessidade que senti de pensar no futuro a médio e a longo prazo, porque ninguém se eterniza na televisão”.

Apesar de reconhecer que a carreira mediática tem um prazo, a portuense sublinhou que ainda está “muito jeitosa” e a prova é que escolheu um visual bastante arrojado para o momento especial em que foi mimada por aqueles de quem mais gosta. Veja as fotos:

Fotos: César Lomba