Saúde & bem-estar

Ver muita TV aumenta risco de cancro nos homens

O sedentarismo aumenta o risco de desenvolver uma série de doenças. Mas um novo estudo descobriu que os homens que vêem televisão por mais de 4 horas por dia têm maior risco de desenvolver cancro colo-retal em comparação com os que ficam menos tempo sentados no sofá.

A boa notícia é que os pesquisadores também descobriram que é possível reduzir o risco desse tipo de cancro ao aumentar os níveis de atividade física.

“Ser sedentário também está associado ao aumento de peso e maior gordura corporal e esse excesso de gordura influencia os níveis sanguíneos de hormonas que afetam como as nossas células crescem e podem aumentar o risco da doença”, explica Neil Murphy, um dos principais autores do estudo publicado no ‘British Journal of Cancer’.

Murphy e a sua equipa da Agência Internacional de Pesquisa sobre Cancro da França usaram dados de 500 mil homens e mulheres do Reino Unido. E eles observaram quantas horas cada pessoa passou em atividades sedentárias, como ver TV e usar o computador.

Os pesquisadores monitorizaram quantos desenvolveram colo-retal ao longo de seis anos. Ao todo, foram registados 2391 casos da doença.

Os homens que assistiram televisão durante, pelo menos, quatro horas por dia tiveram 35% mais risco de colo-retal em comparação com os homens que viram TV apenas uma hora.

O uso do computador não foi associado ao aumento do risco de colo-retal nos homens.

A equipa também não encontrou nenhuma ligação entre o tempo gasto a ver TV e o risco de colo-retal em mulheres.

Os pesquisadores também descobriram que os homens que se envolveram em níveis mais altos de atividade física tinham um risco 23% menor de desenvolver cancro, em comparação com homens que apresentavam baixos níveis de atividade física. Essa descoberta sugere que os homens devem trocar o tempo que passam em frente à TV pelo ginásio.