Off the record

Inês Castel-Branco: na pele de uma mulher carismática

Aos 36 anos, a atriz é um valor seguro na representação nacional. Depois de interpretar a “calculista” Francisca Borges em “Amor Maior” na SIC, Inês Castel-Branco recua agora no tempo para protagonizar uma história de amor e coragem que estreia no cinema a 27 de setembro.

Xica Bastarda é passado e é como Snu Abecassis – a enigmática dinamarquesa fundadora da editora Dom Quixote, que chegou a desafiar o Estado Novo em nome da cultura e da iliteracia nacional – que promete dar que falar nos próximos meses.

Na pele da personagem, Inês dá vida ainda à polémica relação amorosa entre Snu, que dá nome ao filme, e o fundador do Partido Social Democrata, então primeiro-ministro Francisco Sá Carneiro, ainda este era casado com Isabel Sá Carneiro, que nunca lhe deu o divórcio. Morreram juntos no trágico e polémico acidente de Camarate, a 4 de dezembro de 1980.

O projeto é dirigido pela realizadora Patrícia Sequeira (“Jogo de Damas”, 2016) e tem, então, Inês Castel Branco no papel principal. Para se preparar, viu e leu tudo sobre aquela que vai recriar, e viajou até Estocolmo, na Dinamarca, para entender as suas raízes.

Sá Carneiro é interpretado pelo ator Pedro Almendra, sendo a primeira vez que trabalha com Inês. As filmagens já chegaram ao fim e deixaram Luísa Castel-Branco “a rebentar de orgulho” da filha, que, nas redes sociais, foi partilhando alguns registos, mas sem grandes alaridos.

Aliás, Inês Castel-Branco sabe mais como aproveitar a vida do que expô-la a olhares estranhos. Low profile, conquista quem com ela priva, mas sempre soube criar espaço entre a faceta pessoal e a profissional, preservando assim alguma reserva, não em demasia, pois sabe que escolheu uma profissão que implica uma certa exposição.

Descendente de viscondes, Inês Castel-Branco não se coaduna com títulos de nobreza e, por isso, cedo traçou o caminho que queria seguir. Primeiro, ainda trabalhou como modelo, mas foi a representação que a conquistou, revelando sempre uma grande capacidade de transformação.

A série “Uma aventura na SIC foi a rampa de lançamento e nunca mais parou, embora o papel que mais a realize seja o de mãe. Simão, de sete anos, fruto da relação entretanto terminada com Filipe Soares, é a sua grande prioridade. “Quando ainda não era mãe, não tinha problema em fazer teatro e televisão ao mesmo tempo, mas agora é diferente, preciso de ter tempo para mim e para ele”, confessou antes em entrevista.

Atualmente, Inês vive um romance discreto e apenas reservado aos mais próximos com o realizador Bruno Ferreira, com quem partilha mais do que uma paixão.