Atualidade

André Gomes acalma com confiança de Fernando Santos e carinho dos adeptos

Esta semana, o jogador português do Barcelona surpreendeu quando, entrevistado para a revista “Panenka”, assumiu estar a atravessar uma fase delicada. André Gomes lida mal com a pressão auto-imposta, sentindo “uma sensação má durante os jogos” e, a seguir, “vergonha” de sair de casa.

Declarações que tocaram o universo desportivo e a sociedade em geral, até porque é raro ver um futebolista (ou atleta de topo) assumir as suas fraquezas. Ernesto Valverde, o treinador catalão, apontou o desabafo do seu pupilo como “um ato de valentia”, acrescentando-lhe depois as qualidades que lhe reconhece.

Numa inegável quebra de autoconfiança, após o seu discurso correr mundo, André Gomes entrou em campo, no jogo da segunda mão dos oitavos de final da Liga dos Campeões, contra o Chelsea, recebendo uma grande ovação dos adeptos.

Após o encontro, que o Barcelona ganhou por 3-0, o médio luso usou as redes sociais para agradecer. “Sem palavras”, confessou, depois de viver “mais uma noite mágica no Camp Nou”.

A cereja em cima do bolo chegou esta quinta-feira, com o voto de confiança de Fernando Santos que o convocou para os próximos particulares da seleção nacional com o Egito e a Holanda. O selecionador considerou que será “uma oportunidade para conhecer o estado psicológico do jogador” a quem nunca notou nada de anormal.

Quando se transferiu para a Catalunha, André contou com o apoio da namorada, Lisa Gonçalves, que até iniciou um mestrado em medicina dentária numa universidade local. No entanto, há muito que não partilham imagens dos dois nas redes sociais onde, na última publicação, o craque confessou sentir saudades do irmão, Nuno Gomes.