Atualidade

Maria Vieira tardou mas já comparou Diogo Piçarra a Tony Carreira

A atriz estava tão desligada da polémica nas redes sociais (até porque basta alguém estar desatento à internet umas meras horas que logo perde um ‘drama’ qualquer) que só reagiu ao assunto do momento na segunda-feira à tarde.

Ou seja, muito depois de Diogo Piçarra ter vencido por absoluto a segunda semifinal do Festival da Canção e da acusação de plágio, que veio a público tão convenientemente logo a seguir a essa vitória.

Maria Vieira lá comentou, mas até isso está desatualizado: o músico já desistiu do certame, a IURD já veio negar ter a ver com o tema “Abre os Meus Olhos” (que nem é original), que dizem ter servido de inspiração à “Canção do Fim” de Diogo Piçarra.

No entanto, Maria Vieira não nos desiludiu. Apesar do atraso na reação, esta veio em toda a sua ‘pujança’. E com Tony Carreira à mistura.

“Confesso que não me interesso pelos Festivais da Canção (até porque eu gosto de música?) e o único a que me lembro de ter assistido foi o que se realizou em 1974 e do qual saiu vencedora aquela bela melodia dos Abba – “Waterloo” – numa altura em que para se participar nesse certame era preciso apresentar uma canção realmente festivaleira, ou seja, alegre, cativante e comercial e não aquelas coisas tristes, aborrecidas e deprimentes que hoje parecem estar muito na moda”, começou por escrever no Facebook.

A atriz passou depois a explicar que, por esse mesmo motivo, não viu o Festival do Canção, “como de resto nunca assisto”, mas que ao ver o tal vídeo de “Abre os Meus Olhos” não tem dúvidas.

“Estamos aqui perante uma espécie de «O Plagiador II», uma vez que o Tony Carreira – esse grande e famoso plagiador, jamais será destronado no que à arte de copiar o trabalho dos outros diz respeito!”, prosseguiu.

“E agora a minha pergunta é: será que a RTP vai continuar a dar palco e cobertura a este «gamanço» e a envergonhar Portugal perante aquelas poucas pessoas estrangeiras que perdem o seu tempo a ver o Festival da Canção, ou será que quem manda na estação de TV que é sustentada pelos contribuintes portugueses terá mais vergonha que o rapaz da cópia e o resolve desclassificar e aconselhá-lo a ir cantar a sua versão num destes Domingos, numa das muitas Igrejas do Reino de Deus que existem no nosso país?”, questionou, mal sabendo que a resposta chegaria pouco depois.

Entre os comentários, houve quem preferisse apontar o pormenor de que “a boa música ROCK parece-me ser censurada dos meios de comunicação”. E a ‘Parrachita’ também respondeu, com outras farpas. Desta vez com Salvador Sobral pelo meio.

“Eu acho que ao contrário daquilo que o provérbio diz, os gostos se discutem, e não consigo entender como é que alguém consegue perder o seu tempo a ouvir as entediantes mediocridades do Sobral ou deste Piçarra!”

Fotos: Facebook e MoveNoticias