Lifestyle

Nomad 64: de uma amizade nasceu um hostel para que o hóspede se sinta em casa

Uma longa amizade, inspirada por uma viagem longínqua despertaram o engenho em Vasco Morais de Carvalho e Rita Resendes que, ainda muito jovens, apostam num novo hostel em Lisboa que, em pouco tempo, já mostrou que nasceu para vingar.

Empreendedora, a dupla deixou os projetos que os ocupava para, sem olhar para trás, abraçar o desafio. Desta forma, Vasco, de 24 anos, que é formado em Gestão Hoteleira, deixou para outras núpcias o desejo de “fazer o mestrado em Gestão e Estratégia Empresarial”, enquanto Rita, de 26, decidiu abandonar a carreira de jornalista.

Com vontade de fazer algo relacionado com a sua área de estudos, Vasco Morais de Carvalho despertou para o negócio depois de “40 dias a viajar pelo sudeste asiático”, em que ficou “hospedado neste tipo de alojamento, que se marca no dia antes de ir”.

Estreante no conceito, o agora empresário gostou da ideia, constatando que o facto de ser uma opção mais barata do que um hotel não faz dela pior, até porque “as pessoas recebem-nos muito melhor, há um tratamento mais informal, é como se estivéssemos em casa”.

Regressado a Portugal, Vasco partilhou a experiência com a melhor amiga. “Ele ia começar o mestrado, já estava inscrito e, entretanto, decide: ‘já não quero, não é isto, vou abrir algo meu’”, recorda Rita que não hesitou em juntar-se à iniciativa.

Encontrado o local certo, a dupla uniu esforços para erguer a obra que dá forma ao projeto Nomad 64., na zona no Marquês de Pombal, bem no centro de Lisboa. Minimalista q.b, decorado com cores claras, em que o branco é a base, o espaço oferece conforto, apetecendo prolongar a estada como que se o relógio parasse.

“Há muita gente que acha que um hostel é uma casa para festas, para as pessoas beberem copos. Nós não quisemos tanto isso, quisemos dar o lado mais pessoal e familiar. Como já dissemos várias vezes, é como se esta casa fosse nossa e nós convidávamos os nossos amigos”, explica Rita Resendes, como que derrubando preconceitos.

Desde que abriram portas, há cerca de um mês, os anfitriões já sentiram que não há um público definido e Vasco reconhece que têm recebido “pessoas de todas as idades”: “Já tivemos uma família que era uma avó, uma mãe e uma filha, três gerações a dormir nos beliches triplos. Quando a senhora entrou, pensei ‘onde é que a senhora vai dormir?’. E o que é facto é que as pessoas aderem a estas novidades e gostam, todas adoram o espaço e isso é importante para nós”.

No total, o Nomad 64. estende-se por 200 metros quadrados, distribuídos por cinco quartos: dois triplos, que são os quartos privados, cada um com três camas, e também três dormitórios, dois mistos e um feminino, podendo acolher 24 pessoas.

As reservas podem ser feitas nos contactos disponíveis na página de Facebook ou Instagram ou através de conhecidas plataformas na Internet, como o Booking e o Hostel World.

Os preços variam consoante a época, oscilando entre os 15 e os 50 euros a temporada baixa, passando para 20 até aos 70 euros na denominada época alta, incluindo sempre pequeno-almoço, toalhas, shampoo e gel de banho.

Na promoção, Vasco e Rita contam ainda com o apoio de peso da apresentadora e taróloga Maya, que é mãe do dono e “já disse que vinha para aqui servir pequenos-almoços, se for preciso”. “Aliás, ela é nossa cliente”, atira o gestor, orgulhoso pelo reconhecimento.

Hostel Nomad 64
Rua do Conde de Redondo 64, 1150-218 Lisboa
Telefone: 21 802 7453

Fotos: César Lomba