Atualidade

France Gall, cantora e vencedora da Eurovisão, morre vítima de cancro

Conhecida pela música ‘Poupée de cire, Poupée de son’, com a qual venceu a Eurovisão de 1965 pelo Luxemburgo, e pelo hit ‘Ella, elle l’a’, a cantora francesa não resistiu a um cancro.

France Gall morreu, pouco depois das 10h00 deste domingo, em Paris, disse à AFP a assessora de comunicação Genevieve Salama. Tinha 70 anos.

“Há palavras que nunca quereríamos pronunciar. A France Gall juntou-se ao ‘Paraíso Branco’ [nome de uma canção do marido dela, Michel Berger] hoje, 7 de janeiro, depois de uma luta de 2 anos, com discrição e dignidade, contra a recidiva do seu cancro”, disse o comunicado, exposto no ‘Le Fígaro’.

France Gall na Eurovisão de 1965

A ausência de France Gall numa homenagem nacional de Johnny Hallyday, pai do rock francês, a 6 de dezembro passado, já tinha sido notada. Sabe-se agora que a intérprete foi hospitalizada em meados de dezembro no American Hospital of Neuilly para tratar uma infeção grave.

Foi operada a um tumor maligno na mama em 1993, um ano depois da morte súbita do seu marido, o cantor Michel Berger, que sofreu um enfarte quando tinha 44 anos.

Em 1997 morreu a filha, de 19 anos, de fibrose cística, e desde essa altura France Gall retirou-se de cena. Só voltou em 2015 para fazer a comédia musical ‘Résiste’.

Em 2013 foi condecorada com o grau de Cavaleira da Legião de Honra de França, reconhecimento dado pelo Presidente da altura, François Hollande.

O tema ‘Poupée de cire, Poupée de son’, composto por Serge Gainsbourg, e que ela odiava ao ponto de nunca mais a ter cantado fora do festival, continua a ser um dos maiores êxitos musicais da Eurovisão.

É uma das músicas eurovisivas favoritas de Salvador Sobral, por exemplo.

Já ‘Ella, Elle l’a’, lançado em 1987, foi um verdadeiro hit mundial.

Imagens: Facebook e Youtube