As dicas da Merche

Estas são as tendências que vão continuar a dominar em 2018

O mote é dado pelas grandes marcas de roupa e em cima da passerelle. Quando têm sucesso, seguem de imediato para a rua, dominando o street style, e normalmente estão ‘na berra’ durante uns longos meses.

Estamos a falar de determinadas peças de roupa ou certos acessórios que são considerados tendência. E, agora que entramos num novo ano, nada como estar atento ao que aí vem. E o que aí vem não significa necessariamente uma novidade completa.

Pois foi a pensar nas pessoas que querem saber que peças guardar no armário que decidimos reunir, numa lista, as tendências de 2017 que vão continuar em grande em 2018.

E elas são:
Flores
O estampado floral foi uma realidade nos anos 90, em especial nos vestidos compridos da época com aqueles padrões. E, como tudo o que é moda, é cíclico, as flores voltaram nos últimos tempos.

E voltaram nos vestidos, igualmente compridos, e em toda a sua dimensão: padrões mais pequenos, maiores, com traços muito definidos, de uma só cor e sob fundo escuro.

Desta vez temos de ‘agradecer’ às fashion girls nórdicas que foram das primeiras a reutilizar o estampado floral. Mas Marc Jacobs, Marni, Balenciaga e Dries Van Noten também propuseram estes vestidos com estilo de anos 60 para a próxima primavera.

Preto e branco
Eterna combinação. Quase que é sacrilégio incluirmos isto numa lista de tendências, mas o que é facto é que em 2018 o preto e branco terá uma outra expressão: uma peça em branco sobre um visual preto total.

Essa peça poderá ser um blazer, como já se viu ‘it girls’ deste mundo a usar, ou o vestido-casaco.

Veludo
O que dizer do veludo? Que inundou fatos de treino no início dos anos 2000 que, curiosamente, também voltaram a ser tendência no ano passado.

Este material é o ideal para as estações frias. E além de nos aquecer, ficamos na moda. Pode usar o fato – estilo masculino – totalmente em veludo, pode optar por um casaco assim com calças de ganga ou por umas calças de veludo com uma camisa e sapatilhas para o dia e uma blusa e uns stilettos para a noite.

Também pode preferir usá-lo num acessório, como a carteira.

Estilo borracha
Ainda na onda dos materiais diferentes, eis que chegamos àquela pele sintética e justa que mais parece borracha.

Isso tem um nome: borracha sintética. A Calvin Klein, por exemplo, tem peças 100% de nitrilo/borracha sintética. E não ficam todas com o aspeto das luvas de lavar loiça, portanto não se preocupe.

Aliás, até dão – ironicamente – um look sofisticado. Tanto em forma de calças, saias ou botas. Ultimamente o vermelho predomina, mas também há muitas opções em preto.

Calças de ganga antigas
Sabe aqueles jeans que tinha nos anos 90? De cintura alta, apertadas no quadril e corte largo nas pernas? Já várias maisons e marcas low cost os tinham incluído nas suas coleções em 2017. Pois também eles vão perdurar em 2018.

Se bem que, este ano, o fundo das calças é cortado, ou seja é quase como se tivesse a bainha desfeita. É da maneira que fica do tamanho perfeito para exibir o seu calçado.

Calças desportivas com risca de lado
Mais uma vez temos de recuar no tempo para perceber quando é que uma determinada peça fez ‘boom’ nas ruas e nas lojas.

E, sim, foi no início do milénio que surgiram essas calças com risca de lado. E, sim, já era normal haver essas riscas na roupa de ginásio. Mas juntaram isso mesmo em looks do dia-a-dia.

Em 2018 continuaremos a ver as calças de estilo desportivo, num tom escuro e com uma linha/riscas de lado. Não precisa de usar apenas com calçado raso. Um sapato alto é bem-vindo.

Casaco com pêlo de borrego
Calma. O pêlo é sintético, mas é assim que mais facilmente o conhecemos.

Os casacos forrados com este pêlo já eram bem agradáveis – e quentinhos – há uns bons anos. Voltaram aos poucos recentemente e eis que continuam aí a existir em 2018. Com propostas cada vez mais diferentes e sofisticadas, mas com o pêlo de sempre.

Glitter nos pés
Em 2017 falamos muito de brilho. Ele era brilho na roupa, brilho nos acessórios, brilho na maquilhagem e brilho nos pés.

Em 2018 não perdemos glitter. Antes, sim, desviamo-lo para o calçado. Além das botas – a Chanel apresentou recentemente umas botas brilhantes que têm tudo para serem icónicas -, as sapatilhas também se querem de festa.

O glitter pode ser dado na cor metalizada, nas purpurinas ou em demais apontamentos.

Bolsa à cintura
As fanny pack/belt pack/bolsas à cintura já nos tinham ‘atormentado’ nos anos 80. Continuaram pirosas na década de 90 e eis que as maisons decidiram ressuscitá-las há algumas estações.

A Gucci, com o seu formato oval, é talvez a mais vista à cintura das fashionistas, mas há muitas outras bolsas prontas para irromperem nos próximos meses. Não se pode queixar de falta de oferta. Nem de aviso.

Penas e franjas
Vimos botas de penas da Saint Laurent – que a Rihanna logo adquiriu e que fez com que ficassem conhecidas por botas yeti (já que pareciam patas do abominável homem das neves) -, vimos casacos de penas da Maison Margiela.

Também vimos franjas em vários modelos em cima das passerelles das diversas semanas de moda. A Loewe tem camisas ‘desfeitas’ em franjas, a Monse preferiu focar-se nas tiras de lantejoulas e a Sachin & Babi deu destaque aos brincos com franjas.

Cada empresa adaptou a ideia ao seu estilo, por isso as penas e as franjas fazem parte de coleções de primavera tão diferentes quanto as de Céline e Paco Rabanne, Loewe e Balmain, Calvin Klein e Erdem.

É assim a tendência mais repetida e diversificada da próxima temporada.

Cor lavanda
Tecnicamente os tons de roxo têm vindo, nos últimos tempos, a dominar o mundo da moda. Primeiro foi a Pantone – entidade que determina as cores dominantes para cada ano – a criar um roxo oficial de Prince, em agosto do ano passado. Depois foram as peças de roupa nesse mesmo roxo.

De seguida foi o Ultra Violet a ser considerado a cor de 2018, sendo que já havia toda uma oferta do mundo da moda em tom malva.

E eis que agora é a vez da lavanda. Victoria Beckham e Michael Kors deixaram-se do Millennial Pink (uma das cores de 2017) e substituíram-no por um tom pastel próximo da lavanda para a primavera de 2018.

Fotos: Instagram e Divulgação