Atualidade

Presidente da República pára dois dias após operação de urgência

A cirurgia à hérnia umbilical (no umbigo) durou uma hora, foi simples, mas vai ter de obrigar a uma paragem forçada de Marcelo Rebelo de Sousa.

O Presidente da República foi operado esta quinta-feira, dia 28, de urgência no Hospital Curry Cabral, em Lisboa, e o balanço foi feito por Eduardo Barroso numa conferência de imprensa.

“Hoje precisava de cirurgia porque estrangulou. O intestino entrou para a hérnia e já não saía. Assim tem que ficar um dia ou dois connosco”, disse o diretor do serviço de Cirurgia naquele hospital, que operou o Chefe de Estado.

Marcelo está com um “ótimo” estado de espírito, mas vai ficar internado “mais dois dias”. “Todos sabem a adoração que tenho pelo senhor Presidente. O dr. Daniel [Matos, médico da Presidência] fez o diagnóstico de manhã e às 16h00 estava a ser operado. Qualquer pessoa que tenha uma hérnia e estrangule é [operado] de urgência”, explicou.

Isto porque a cirurgia, que seria de ambulatório, estava marcada para 4 de janeiro. “É uma cirurgia fácil. Não era eu [a operar] se não fosse o problema da urgência”, frisou o sobrinho de Mário Soares. “Agora é um doente igual aos outros. Vim agora mesmo de falar com ele”.

“Isto é uma pequena contrariedade. Tentamos evitá-la. Há uns tempos eu disse que isto tinha de ser tratado. Por coincidência, ontem ao fim da tarde fizemos os preparativos [para a cirurgia de 4 de janeiro] e hoje de manhã recebo a chamada do dr. Daniel”, disse ainda.

Também o médico da Presidência referiu que Marcelo “está bem para o fim do ano. Pode fazer a sua vida normal, não carregar pesos. Deverá ficar cá 3 dias, 2 noites, Hoje não irá ter visitas, mas depois depende da sua vontade”.