Televisão

MasterChef Júnior: Menino que apaixonou os portugueses saiu mas regressa no Natal

Manuel Luís Goucha já tinha avisado que nesta 2ª edição do programa de culinária haveriam muitos concorrentes que nos iriam deixar colados ao ecrã. José Pisa é um deles.

O menino, de 8 anos, de Portimão, apaixonou os portugueses quase desde o primeiro episódio de ‘Masterchef Júnior’ e no episódio de ontem saiu. Mas nada tema: no próximo programa será a repescagem e, se se repetir o caso do Pedro Jorge – que deixou os portugueses em lágrimas e revoltados com a sua expulsão na 1ª edição, mas que acabou por ser repescado no episódio seguinte -, poderemos voltar a vê-lo mais vezes.

Uma coisa é certa: no dia de Natal José irá estar num programa especial de ‘Apanha Se Puderes’, igualmente na TVI. Isso mesmo foi revelado por Cristina Ferreira e Pedro Teixeira que, esta segunda-feira, estiveram a apresentar o ‘Você na TV’ e a receber os concorrentes expulsos de ‘Masterchef’.

Além de José, Gonçalo, de 12 anos, de Mafra, também disse adeus à cozinha. Os dois adoraram a experiência, sendo que o mais novo ainda se emocionou ao recordar a sua saída.

Recordemos então o que aconteceu no episódio deste domingo.

A quinta semana de competição começou com uma surpresa. Ao entrarem na cozinha, os aspirantes encontraram três personalidades fundamentais da história de Portugal: Luís Vaz de Camões (Manuel Luís Goucha), Vasco da Gama (chef Rui Paula) e D. Afonso Henriques (Miguel Rocha Vieira).

Os aspirantes tiveram assim de cozinhar pratos do Brasil, da Índia e de Moçambique. Como foi a Lara a autora do melhor prato na prova anterior, foi ela a distribuir os países pelos seus colegas.

Para si, escolheu cozinhar no Brasil e deu a mesma oportunidade a outros três colegas: Américo, José e Flor; Ariana, Nuno, Gonçalo e Beatriz cozinharam com ingredientes típicos da Índia e Maria, Maria Tete, António e João Miguel com ingredientes típicos de Moçambique.

Os jurados só provaram os dois melhores pratos de cada país e os eleitos foram Américo e Flor do Brasil, Nuno e Ariana da Índia e Maria e Maria Tete de Moçambique.

Seguiu-se uma prova em que os aspirantes a cozinheiros tinham de conhecer os preços dos ingredientes e, especificamente, o preço de um cupcake.

Manuela Moura Guedes foi a jurada especial nesta prova, que viu a equipa azul – que representava o chef Rui Paula – vencer.

A última prova consistiu em fazer um prato de arroz. A Lara foi a autora do melhor prato, com um arroz de berbigão.

O José e o Gonçalo foram os autores dos piores pratos e receberam 1 ponto cada, o que não foi suficiente para continuarem na competição.

Depois de muitas lágrimas na despedida destes dois mini-chefs, ficou assim definido o Top 10 do MasterChef Júnior 2017: Américo, António, Beatriz, João Miguel, Maria, Maria Tete, Ariana, Flor, Nuno e Lara.

Fotos: Facebook e TVI