Televisão

Mais uma dos Simpsons: Previram a compra da Fox pela Disney

Quando foi transmitido, no ano 2000, um episódio da série que dava conta que o empresário norte-americano Donald Trump seria Presidente dos EUA, o mundo riu-se pelo insólito. E 16 anos depois já não se riu, pois aquele foi mesmo eleito, destronando Hillary Clinton.

Pois foi também com um episódio emitido há décadas que os Simpsons voltaram a adivinhar o futuro. Desta vez estamos a falar da compra da Fox pela Disney. Esta quinta-feira (14 de dezembro), o grupo Walt Disney anunciou que comprou parte da 21st Century Fox por 52,4 biliões de dólares.

Recuemos então a 1998. A série de animação mostrou um cartaz do estúdio cinematográfico da Fox que dizia que a empresa era uma divisão da Walt Disney.

Foi no quinto episódio da 10ª temporada (exibição original em novembro de 1998), chamado ‘When You Dish Upon a Star’ (“Quando nasce uma estrela”) e tinha Alec Baldwin, Kim Basinger, Ron Howard e Brian Grazer como convidados especiais.

Veja esse momento neste vídeo (a partir dos 21 segundos):

Além dos estúdios Fox, foram transferidos canais de TV a cabo (FX e National Geographic) e uma participação na plataforma de streaming Hulu.

O acordo com a empresa do magnata Rupert Murdoch transfere os direitos dos seus filmes, séries e personagens para a Disney, entre eles, os dos Simpsons.

Entretanto, permanece com a Fox o controlo da rede de transmissão, que exibe os desenhos de Homer e companhia. Desconhece-se, no entanto, o futuro da série de desenhos animados já que a rede perdeu o seu canal de produção, agora nas mãos da Disney.

O que não deixa de ser irónico para uma série que foi, ela própria, arauta do futuro. Também foi ela que, meses antes do Campeonato do Mundo de 2014, mostrou a Alemanha a derrotar o Brasil (a seleção da casa perdeu por 7-1 na vida real, mas na ficção foi só por 2-0) e Neymar a lesionar-se. Igualmente “acertou” sobre a atuação de Lady Gaga no intervalo da Super Bowl.

Os Simpsons já contam com 29 temporadas e estão a caminho da 30ª. Depois disso não se sabe se é mesmo o seu fim.

Foto: Reprodução FOX