Atualidade

Miss Universo abraça a “paz mundial” após selfie polémica entre Israel e Iraque

Bastou uma fotografia, partilhada no Instagram da Miss Israel, para a polémica começar. “Acabei de a conhecer. Esta é a Miss Iraque e ela é espetacular”, escreveu Adar Gandelsman, referindo-se a Sarah Eedan.

As duas estão em Las Vegas para competir, assim como muitas outras mulheres, pelo título de Miss Universo. O objetivo da publicação da representante de Israel era promover a paz e o amor. Só que as reações nas redes sociais, principalmente no mundo árabe, não foram tão amistosas.

O caso ganhou tamanha repercussão que a organização do evento teve de intervir.

“A rainha da beleza do Iraque está posando feliz com a rainha de beleza da ocupação e da brutalidade”, comentou no Twitter o professor Asaad Abukhalil, que trabalha nos Estados Unidos.

“Eu gostaria de pedir desculpas a quem achou a foto ofensiva à causa palestina porque esse não era o objetivo do post, era apenas um apelo à paz e a esperança de uma solução para a crise”, desculpou-se a Miss Iraque.

“A Organização Miss Universo é uma comunidade onde jovens mulheres de todo o mundo e todos os setores da vida se unem. Por um período de três semanas em cada ano até ao início do evento Miss Universo, as diferenças culturais são reservadas e as amizades são promovidas. Acreditamos que fornecer esse fórum para que as mulheres descubram o quanto elas têm em comum e comemorar a sua humanidade num momento crítico na vida adulta contribui para a criação de uma sociedade mais compreensiva e inclusiva”, escreveu a organização do concurso em comunicado.

“Durante décadas, o termo “concurso de beleza” foi associado à “paz mundial”, muitas vezes num contexto satírico. Estamos orgulhosos de abraçar essa nobre perseguição num sentido muito real e acreditamos que todos nós beneficiamos da experiência”, concluem, tendo o texto sido partilhado no Instagram, assim como a “selfie da paz” polémica.

O porta-voz do Primeiro-Ministro de Israel, Ofir Gendelman, elogiou a iniciativa que considerou uma “grande mensagem de esperança para a região”.

O concurso Miss Universo ocorrerá no dia 26 de novembro, em Las Vegas. Sarah Eedan é a primeira mulher iraquiana em 45 anos a representar o país no concurso. O que também por si já é histórico.