Cultura

Cinema do real de regresso com Porto/Post/Doc: Film & Media Festival

Partindo da ideia de que o próprio cinema é uma espécie de arquivo da memória humana, o Porto/Post/Doc 2017 vai ter como tema central o Arquivo e a Memória.

Entre os dias 27 de novembro e 3 de dezembro, o cinema do real está de regresso à cidade do Porto com mais uma edição do Porto/Post/Doc: Film & Media Festival.

Como ponto de encontro para criadores, público e profissionais do cinema, o Porto/Post/Doc tem como principal objetivo promover a cultura cinematográfica, exibindo as novas formas do cinema contemporâneo.

Para isso, o Festival privilegiará filmes que usam imagens de arquivo, mas também serão exibidos filmes antigos que permitem que a nossa memória reencontre outros mundos e outras emoções.

Serão dedicados focos a Jean Rouch, o mítico autor francês, de quem celebramos o 100.º aniversário do nascimento e cujos filmes foram recentemente restaurados; e à Pós-Memória, com um conjunto de filmes que utilizam imagens de arquivo para reinterpretar a História (este foco, que inclui um programa de cinema e o Fórum do Real, é feito em parceria com o Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra).

Com uma filosofia eclética, composta por uma Competição Internacional e vários programas paralelos (tais como Transmission, para documentários sobre música e festas noturnas; ou o Fórum do Real, com debates com especialistas e académicos), o festival vai ocupar alguns dos principais espaços culturais do Porto (Teatro Municipal do Porto – Rivoli, Faculdade de Belas Artes U.Porto, Cinema Passos Manuel e Maus Hábitos), uma cidade histórica e cosmopolita, centro de uma comunidade vibrante e com uma vida noturna calorosa.

Em 2017, o Porto/Post/Doc volta a centrar-se numa programação que promova a construção de uma comunidade de pessoas à volta de um acontecimento cultural de projeção internacional.

O objetivo primordial é, assim, o de promover a partilha de experiências, fazendo-o através dos cinemas do real, entre o documentário e a ficção.

Esta proposta abre-se para uma programação que se desenvolve para diferentes públicos, como são exemplo o nosso Projeto Educativo School Trip (com sessões especiais para escolas) e o Doc is the New Black (sessões em que a cultura da moda é a protagonista).

O Porto/Post/Doc 2017 vai contar com mais de 70 sessões de cinema e serão apresentados cerca de 100 filmes, 5 concertos, 7 festas, 4 aulas decinema, 15 sessões para escolas.

Dos filmes a apresentar, 50 são portugueses, dos quais cerca de metade foram realizados em projetos de escola. Argentina, França, Paraguai, Alemanha, Qatar, Guiné-Bissau, E.U.A., República Checa, Espanha, Líbano, Síria, E.A.U., Bélgica, Holanda, Eslovénia, Itália, Croácia, Noruega, Reino Unido, Suíça, Chile, Turquia, Brasil, Dinamarca, Suécia e China são alguns dos países representados na programação de cinema e convidados do Festival.

O Porto/Post/Doc vai voltar a contar com a presença de cerca de 200 convidados nacionais e internacionais, entre realizadores, produtores, diretores deoutros festivais, jornalistas e entidades parceiras.

O Festival tem o apoio da Câmara do Porto e da Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes (CVRVV).

Pelo terceiro ano consecutivo, a Região dos Vinhos Verdes assume o papel de mecenas sublinhando um importante contributo na consolidação do Porto/Post/Doc enquanto festival internacional de cinema. O apoio da CVRVV permitirá também atribuir o prémio principal do festival – o Grande Prémio Porto/Post/Doc by Vinhos Verdes.

Foto: Facebook