Atualidade

Rolex Daytona de Paul Newman leiloado em Nova Iorque por 15 milhões de euros

O relógio Rolex que Paul Newman recebeu de prenda da mulher, Joanne Woodward, e cujo modelo, o Daytona, ficou tão famoso que acabou por ficar com o nome do ator, foi arrematado esta quinta-feira num leilão em Nova Iorque por 17,8 milhões de dólares.

Segundo a agência EFE, um comprador anónimo fez a oferta definitiva após 12 minutos de leilão na casa Phillips, que oferecia 50 “relógios lendários do século XX”, entre os quais se destacava o modelo “icónico, altamente atrativo e historicamente importante” usado por Paul Newman durante anos.

O mítico ator e diretor cinematográfico, nascido em 1925 nos Estados Unidos, foi um dos grandes símbolos sexuais dos anos 60. Filho de um bem sucedido comerciante de artigos desportivos, Newman começou a carreira no teatro.

Paul Newman morreu em 26 de setembro de 2008, rodeado dos familiares e amigos, incluindo a esposa, Joanne Woodward, com quem esteve casado 50 anos, e que lhe ofereceu o relógio agora leiloado.

Este relógio não é para qualquer pulso, e só está ao alcance de um comum mortal se lhe sair a sorte grande com um Estoril Sol Casinos Código Bónus. O valor da compra, algo como 15,3 milhões de euros, é o mais alto alguma vez pago por um relógio de pulso.

“Provavelmente comprado em 1968, Joanne Woodward escolheu este modelo com uma esfera ‘exótica’, como um presente para Paul Newman, quando a sua paixão pelo desporto automóvel estava a começar”, explica a casa de leilões no seu site.

Quando estavam com dez anos de casados, Newman e Joanne rodaram o filme “500 Milhas” (1969), que os fez passar por uma crise devido ao hobby de dirigir carros de corrida cultivado pelo ator.

No entanto, numa demonstração de apoio, a atriz ofereceu a Paul Newman como prenda um Rolex Daytona com a “DRIVE CAREFULLY ME” gravada na parte de trás.

O detalhe dá um toque sentimental ao famoso relógio, que Newman deu de presente em 1984 ao seu agente, James Cox, actualmente tesoureiro da fundação Paul Newman.

O modelo de aço inoxidável e pulseira de couro de crocodilo foi leiloado pela primeira vez, acompanhado por uma foto e uma carta sobre sua procedência assinada pela filha dos atores, e parte dos lucros serão destinados à sua fundação e à de seu pai, ambas filantrópicas.

O recorde anterior de um relógio de pulso vendido em um leilão era de um modelo Patek Philippe, arrematado em novembro do ano passado por 11 milhões de dólares, e o maior valor pago por um Rolex era de 5 milhões, em maio deste ano.

Ambas as vendas foram promovidas pela Phillips.