Off the record

ModaLisboa: um manancial de tendências à margem da passerelle

Durante quatro dias, Lisboa foi a capital também da moda e todos os caminhos foram dar ao Pavilhão Carlos Lopes. “Luz” foi o mote de mais uma edição da ModaLisboa, mas o espectro da Move Notícias extravasou o alinhamento oficial para auscultar o que usa também na rua.

As imediações do palco do evento serviram como uma espécie de laboratório e uma tentação para o clique, numa amálgama de tendências que se usam nesta estação, mas sem regras, mostrando que o estilo vale atualmente mais do que a moda imposta nos desfiles e até nos catálogos.

O ‘street style’ tem-se imposto, nos últimos anos, como influência, principalmente entre as gerações mais novas. E, em solo lisboeta, reconhecemos traços internacionais e comuns a outras semanas de moda além-fronteiras.

A lingerie mostrou-se num misto entre sensualidade e rebeldia graças à mistura com botas à motoqueiro, sapatilhas ou plataformas exageradas, numa fusão romântico/punk que está em voga.

Os homens também provaram que estão mais arrojados, alguns deles assumindo o sexo oposto como traço de personalidade, pelo menos para marcar a diferença por algumas horas. Outros atreveram-se a trazer a roupa do quarto para a rua num apelo à individualidade.

A cor marcou os penteados, as meias de rede abundaram num arco-íris de propostas extravagantes, feitas de matérias tão diferentes como dita a moda, com os cetins, os veludos e as rendas no topo das preferências, sendo que, à semelhança das passerelles, houve muitas transparências.

Sem regras, o que se viu permitiu ainda viajar pelas ultimas década, com alguns looks revivalistas a destacaram-se entre as vítimas da moda que circularam ao longo da iniciativa. Veja as fotos: