Lifestyle

Mercado Beira-Rio reabre com um novo conceito de sabores e tradição

Após um intensivo processo de reabilitação, e com o objetivo de manter viva a tradição dos mercados portugueses, o Mercado Beira-Rio reabriu portas com um novo conceito que combina a experiência gastronómica contemporânea com a venda de produtos frescos, que aí acontece há 80 anos.

Localizado na marginal de Vila Nova de Gaia, debruçado sobre o rio Douro, o Mercado promete sabores, tradição e cultura.

Todas as bancas de frutas, legumes e talho, e os típicos cafés e lojas de artesanato, que ainda se mantinham no edifício, viram os seus espaços melhorados e passam a conviver com restaurantes modernos, bares de vinho e cerveja e lojas de doçaria tradicional.

Em destaque estão os sabores incontornáveis da cozinha portuguesa, como o leitão d’O Forno do Leitão do Zé, o bacalhau do Chef Manuel de Almeida (Bacalhau do Porto) ou as tábuas de queijos e enchidos nacionais da Queijaria Portuguesa.

Juntam-se ainda nomes já conhecidos dos portuenses, como os petiscos com costela alentejana do Barriga Negra, as sandes de presunto da Taxca, os hambúrgueres da Alta Burguesia e os pratos vegetarianos do daTerra.

Há também espaço para os sabores internacionais, desde as famosas piadinas italianas da Piadina Mia, o sushi e ceviche do Sushi no Mercado e os croquetes da Kroquet, inspirada nas croquetarias holandesas.

Nos doces convida-se a saborear a tradição dos chocolates e gelados artesanais da Arcádia, a criatividade da Miss Pavlova e os brigadeiros do Brigadão. A par dos doces, os cafés Boundi prometem despertar os sentidos.

Para acompanhar as iguarias do mercado, haverá uma loja de vinhos e um bar com marcas do universo Sogrape e o espaço Super Bock Beer Experience, que estreia este conceito no norte do país.

A ideia é que cada pessoa possa tirar a sua própria cerveja, entre as várias produzidas pela marca portuguesa: gama Seleção 1927, Super Bock Stout e Super Bock Original.

A Do’roland, também instalada no Mercado Beira-Rio, irá proporcionar experiências turísticas para conhecer a cidade, pela terra (aluguer de segways), pelo mar (passeios de barco) ou pelo ar (viagens de helicóptero).

Além de se afirmar como destino gastronómico de eleição para a comunidade local e turistas, o Mercado Beira-Rio vai apostar num cartaz cultural dinâmico, que inclui música ao vivo, exposições de arte, recitais de poesia e eventos temáticos sazonais ao longo de todo o ano.

A gestão do Mercado Beira-Rio está entregue à sociedade Fachada Oceânica, consórcio composto pela construtora Lucios, especialistas em reabilitação urbana, e pela Legível Puzzle, cujos sócios são a PEV Entertainment, promotor de eventos culturais como o Festival Marés Vivas, e pela Jocalu Higiene Industrial. A conceção de exploração do espaço foi concedida pela Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia por 30 anos.

No total, este novo polo de atração para comunidade local e turistas dispõe de uma área superior a 1.000 m2 e 47 espaços comerciais. O espaço oferece 178 lugares no interior e 344 lugares de esplanada exterior e vai funcionar com horários alargados durante todo o ano. O projeto vai gerar perto de 100 novos postos de trabalho e um volume de negócios de cerca de 3,5 milhões de euros.

As portas estão abertas todos os dias da semana, das 10h00 às 23h00, sendo que de quinta a sábado só encerram à meia-noite. Veja as fotos: