Atualidade

FC Porto: uma mão cheia de golos e de solidariedade com o México

No jogo contra o Portimonense, no Estádio do Dragão, a equipa da casa deu esta sexta-feira o exemplo máximo através dos jogadores mexicanos do plantel que, em vez dos próprios nomes, exibiram nas camisolas a frase “Fuerza México” (Força México) em apoio às vítimas do sismo que, na passada terça-feira, matou mais de 298 pessoas.

Um gesto que tocou o público e o mundo, pois as fotografias de Herrera, Corona e Reyes foram depressa difundidas além-fronteiras, provando que o futebol não tem (nem deve) ser visto como uma guerra, mas sim como união entre povos.

Jesús Corona

E a iniciativa até partiu mesmo do FC Porto, como deu a entender Miguel Layún, que dos quatro aztecas do plantel foi o único que não jogou. “Obrigado FC Porto por este detalhe!!! México longe, mas sempre presentes. Seguimos juntos e faremos tudo para ajudar o mais possível”, escreveu o craque mexicano na legenda da imagem que partilhou no Instagram.

“Porque hoje só há um nome e é México”, assumiu ainda Diego Reyes também na rede social. Antes do encontro começar, todo o plantel azul e branco exibiu uma tarja de apoio ao povo mexicano, até porque foi no país atingido pelo terramoto que cumpriram o estágio de pré-época.

Diego Reyes

Já na conferência antes do jogo, o treinador Sérgio Conceição tinha prometido “um sinal de apoio aos familiares das vítimas do México”, não se sabendo de que forma iria ser manifestada.

No final, o Porto conquistou a vitória (5-2) e mais três pontos, colocando-se provisoriamente isolado na liderança do campeonato, mas o maior golo foi mesmo a solidariedade.

Plantel do FC Porto manifesta apoio às vítimas do sismo no México