Atualidade

Sérgio Conceição apresentado no FC Porto: “Vim para ensinar, não para aprender”

Está encontrado o sucessor de Nuno Espírito Santo como treinador do F.C. Porto.

Sérgio Conceição assinou contrato esta quinta-feira, dia 8 de junho, e vai orientar a equipa azul e branca durante dois 2 anos, até 2019. A apresentação teve lugar, à tarde, no Estádio do Dragão e, ao lado do novo treinador, esteve o homem que o escolheu, o presidente Jorge Nuno Pinto da Costa. A cerimónia, refira-se, foi apresentada por Júlio Magalhães.

Assumidamente portista, o novo treinador encarou as perguntas que lhe foram colocadas de frente. Sem reservas e revelando uma grande confiança no seu trabalho, Sérgio Conceição afirmou: “Não vim para aprender, vim para ensinar. Eu sou treinador do FC Porto.”

Antes disso, no discurso inaugural, Sérgio Conceição emocionou-se ao falar dos pais que perdeu cedo na sua vida: “Quero começar por agradecer a toda a estrutura, pela confiança depositada em mim e na minha equipa técnica, e também a Deus. Quero também falar de duas pessoas, os meus pais, as pessoas mais importantes da minha vida. Estejam onde estiverem, sei que estarão felizes a olhar para mim, com muito orgulho. Já não tiveram a oportunidade de me acompanhar como jogador e, agora, como treinador também não. Vou contar uma história, de quando tinha 16 anos. Depois de meses difíceis a tentar convencer o meu pai, consegui vir jogar para os juniores do F.C. Porto. Um dia depois de assinar o contrato tive a pior notícia da minha vida, que foi a perda dele.”

Sobre o futuro no F.C. Porto, terminou como começou: “Estou convencido de que vou conseguir estar feliz, em maio, a festejar títulos com os adeptos. Quero dar essa alegria aos meus pais.”

Quanto a Pinto da Costa, esse explicou os motivos que o levaram a escolher Conceição para devolver o clube aos títulos: “Naturalmente que conhecer o seu lado humano, o seu lado profissional e o seu amor ao clube foi importante.” Depois, rematou com a ironia que lhe é conhecida: “Os dois reforços que o treinador me pediu, não haverá possibilidade de contratá-los, porque me pediu o Messi e o Ronaldo. Não pode ser, embora lhe tenha custado a aceitar.”

Como jogador, Conceição completou a sua formação no FC Porto e chegou à equipa principal em 1996, tendo permanecido lá até 1998. Depois, saiu para Itália e voltou, depois, ao clube do coração na época de 2003/04. Enquanto treinador, antes de chegar aos dragões, orientou Olhanense, Académica de Coimbra, Sporting de Braga, Vitória de Guimarães e Nantes.