Atualidade

Celebridades criticadas por donativos a vítimas do furacão Harvey

O Harvey chegou como furacão de categoria 4 numa escala de 5 no passado fim-de-semana e converteu-se dias depois numa tempestade tropical, até ter passado, finalmente, esta quarta-feira, a depressão.

Ainda assim deixou o seu rasto de destruição. Trinta e nove pessoas morreram, direta ou indiretamente, pela tempestade Harvey e mais de 30 mil ficaram desalojadas.

Em Houston, cidade no Texas de 2,3 milhões de habitantes, o furacão causou inundações sem precedentes na história dos Estados Unidos e enormes prejuízos que devem levar até meses a contabilizar.

As inundações devem cessar em grande parte da cidade de Houston e do condado de Harris no início deste fim de semana.

Como tal, várias foram as celebridades que fizeram questão de ajudar as vítimas. E mesmo assim foram criticadas por serem “mesquinhas”, só porque revelaram quanto dinheiro doaram.

Foi o caso de Kim Kardashian e Jennifer Lopez. A cantora foi aliás uma das mais criticadas e vai doar 25 mil dólares, enquanto o namorado, Alex Rodríguez, vai doar outros 25 mil.

Os dois gravaram um vídeo a anunciar isso mesmo e a apelar a quem puder para doar, nem que fosse um dólar. “Então Jennifer só 50 mil dólares? Tens carteiras mais caras que isso”, comentou um seguidor.

JLo foi uma das celebridades mais bem pagas do ano passado, segundo a revista ‘Forbes’, com 39,5 milhões de dólares.

Já Alex Rodriguez, ex-jogador profissional de basebol, ajudou a angariar 8 milhões de dólares para as vítimas do furacão durante um programa de televisão especial de ‘Good Morning America’.

“Eles [Alex e Jennifer] deviam realmente dar 250 mil dólares juntos, mas quem sou eu para lhes dizer o que fazer”, atirou outro seguidor.

Também Dwayne Johnson, ator mais bem pago de acordo com a ‘Forbes’ tendo rendimentos de 64,5 milhões de dólares, foi atacado.

O ator fez um vídeo a apelar aos donativos e mostrando que também ele doou 25 mil dólares à Cruz Vermelha.

“Ele não devia ter revelado a quantia, de todo. É de mau gosto dizer quanto vai dar, que é muito pouco comparativamente com o tanto que ele tem”, reagiu um.

Outros famosos, como Beyoncé, foram mais discretos no apoio e na quantidade de informação divulgada já que se limitaram a dizer que colaborariam com a causa, sem avançar valores.

A cantora apenas partilhou duas imagens a negro com duas frases: uma a dizer que estava a orar pelo Texas, outra a pedir que fossem bons para Houston (num trocadilho de ‘be good’ com o seu nome ‘bey good’).