Atualidade

Carta agora revelada mostra lado desconhecido de Rainha Isabel II

A carta data de 5 de agosto de 1964 e foi escrita à mão pela monarca britânica quando aquela estava em Eastbourne, Sussex. A destinatária da mensagem é Helen Rowe, parteira da rainha e mais famosa parteira do Reino Unido.

Nessa missiva, que foi agora revelada por ir a leilão brevemente, podemos perceber um lado desconhecido de Isabel II. A soberana fornece uma atualização, ainda que tardia, sobre o bem-estar do quarto e mais novo filho, Edward Antony Richard Louis, tratado por Príncipe Edward.

“Querida Rowie, Sinto muito por nunca nos termos comunicado consigo antes de sair de Londres”, lê-se na carta, escrita cinco meses depois de Sua Majestade ter dado à luz.

“Mabel [a ama] estava doente na cama quando você escreveu, e confesso que li mal e com muita pressa a sua carta e lembrei-me do dia errado que você a enviou, e quando eu já estava em Arundel na semana passada, de repente lembrei-me da seu carta e, claro, já era tarde demais!”, explicou, justificando o atraso – de meses – em enviar uma resposta.

“O bebé é maravilhoso – bom como ouro, tentando sentar-se e pesando 15 libras e 12 onças [pouco mais de 7 quilos]!”, continuou a rainha, referindo-se ao seu novo rebento, Edward.

“Ele sorri e ri para todos, e faz todos felizes! Charles, sinto-me grata por dizê-lo, está melhor, mas muito frágil até ao momento. Espero que a possamos ver quando voltarmos em outubro. Sinceramente, Elizabeth R.”, terminou.

A carta, bem como o seu envelope, irão ser vendidos num leilão da RR Auction a partir do preço base de 227 libras (248 euros).

A Irmã Rowe começou a sua carreira no King’s College Hospital e depois foi transferida para o Middlesex Hospital, em Londres. O primeiro parto real que fez foi o do príncipe Michael de Kent, primeiro da Rainha, em 1947.

Apesar de ser associada à família real e do facto de ter feito o parto dos quatro filhos da monarca, Helen Rowe sempre foi muito discreta. Ela retirava-se do Palácio de Buckingham pelas portas laterais depois de cada nascimento real, embora recebesse sempre cartas privadas do Palácio de Buckingham que ofereciam uma visão da vida privada da Rainha.

Rainha com os bisnetos