Atualidade

Big Brother: Bruno Timóteo doou rim para salvar vida da companheira

Casaram-se em agosto, mas estão juntos há 11 anos e a sua história de amor é tão impressionante como digna de registo.

Pois foi isso mesmo que aconteceu esta semana. Bruno Timóteo, ex-concorrente do ‘Big Brother 2’, e a mulher Mariana Correia foram ao programa ‘A Tarde é Sua’ para falar não só da sua relação, mas do facto dele ter-lhe doado um rim.

O transplante foi há três anos, mas só agora é que o grande público soube da história.

Mariana, atualmente com 26 anos, é insuficiente renal desde criança. “Quando tinha seis meses a minha prima, que é médica, não achou normal aqueles valores baixos”, começou por dizer em conversa com a apresentadora Fátima Lopes, e sempre com o marido ao lado.

Natural de Esposende, foi então levada para o hospital pediátrico Maria Pia, no Porto, onde lhe foi diagnosticada a doença. “Todos os meses ia às consultas (…) Tinha sempre cuidados com a alimentação, davam-me sempre medicamentos, nada me fazia efeito”, lembrou.

Quando começou a namorar com Bruno, este – além de achar que ela tinha 18 e não 15 anos – não sabia da doença. “Este problema não, mas expliquei o outro: que não podia ser mãe. Era o grande sonho dele”, recordou, ainda que também fosse o seu sonho. “Descobri aos 13 anos. Reagi mal porque era um dos meus maiores sonhos: ser educadora de infância e ser mãe”.

Bruno acabou por saber, naturalmente, da insuficiência renal da namorada e assim que ela precisou de dar o próximo passo, ele nem hesitou. “Passado um ano de fazer hemodiálise, o médico deu-me uma lista de hospitais para eu escolher dois [Santo António e São João] para fazer o transplante”, contou Mariana, explicando depois que a família próxima tinha feito testes de compatibilidade para poder doar um rim, sem sucesso.

“O meu pai fez exame, foi excluído, a minha avó tinha problemas de coração. Ele [Bruno] sentiu-se mal numa altura e foi a uma clínica privada fazer análises e quis fazer a do tipo de sangue e foi aí que soube que tinha o mesmo tipo que o meu [O positivo]”, lembrou, passando depois a história a ser recordada pelo finalista do ‘Big Brother’, atualmente com 39 anos.

“Ficámos a olhar um para o outro [ao ver o tipo de sangue de Bruno]. Nem foi preciso dizer nada. Foi automático”, adiantou o ex-pasteleiro de Barcelos, que “nunca” hesitou na hora de doar o rim.

“Fizemos um pacto: ‘Eu vou doar o meu rim, quando eu precisar vou buscar o teu fígado, que o dela está intacto'”, disse Bruno Timóteo, em tom de brincadeira.

Depois desse exame, o casal foi “logo ao hospital para perguntar o que era preciso para avançar”.

O antigo concorrente teve de perder peso e conseguiu-o num ápice, tal a força de vontade e o ânimo em ajudar a companheira. “Na altura pesava 110 quilos, estava muito gordo. Só para fazer exames tinha de ter 90. Tinha de perder 13 quilos. E para doar o rim tinha de perder 15, 20 quilos. Foi em novembro. Deram-nos um prazo até março/abril para essa consulta. Fui logo para o ginásio, dieta rigorosa e em janeiro liguei para o hospital porque perdi logo 15 quilos”, recordou, sendo que no total foram cerca de 20 os quilos perdidos.

O transplante acabou por ser feito no prazo inicialmente estabelecido pelos médicos e hoje o casal inicia uma nova luta: a de serem pais.