Moda

Saiba como transformar ou rasgar os seus jeans em casa

As calças de ganga são uma das peças de roupa básicas de cada armário. Longas, curtas, de linha reta, justas, ou mesmo em calções, há toda uma variedade de opções para usar os jeans.

Esta primavera a tendência é as calças de ganga rotas, sendo que o diâmetro desses pedaços rasgados é muito maior do que o que estamos habituadas.

Por exemplo, as irmãs Kardashian são fãs desta moda, quer em versão jeans, quer em calções. Normalmente combinam com outras peças básicas como camisas brancas, bodies ou tops, sendo que variam no calçado (sapato de salto alto, chinelos, ténis).

Mas se não está para gastar dinheiro numa peça que, à partida, já parece demasiado ‘gasta’ e se até tem outras calças a ganhar mofo no closet, então pode sempre tentar transformar os jeans na sua própria casa.

Se tem receio de não saber como fazer, leia estas dicas:

1. Lave os jeans sem usar detergente
Esta lavagem serve para suavizar o tecido e torná-lo mais fácil de cortar. O resultado será muito mais definido e profissional.

2. Rasgue, mas com estilo
Sim, nós sabemos. Os jeans à venda podem ter mais buracos que ganga, mas é tudo muito bem feito, ao ponto de não se desfazerem enquanto andamos. E também ficam bem. Para fazer como os profissionais, deve seguir estes passos:

  • Faça um par de cortes transversais (na horizontal, de um lado ao outro) com um x-ato.
  • Crie os rasgões desgastando ligeiramente o tecido para que pareçam intencionais.
  • Corte os fios escuros com alicates (ou pinças) para que predominem os brancos.

3. Reforce os rasgões para que não aumentem com o uso
Se não quer que os buracos aumentem, ou se não quiser mostrar a pele, pode colocar por baixo das calças um pedaço de pano que cubra o buraco e costure-o dando um toque de cor inesperada.
Caso seja inexperiente com agulhas, pode sempre usar fita adesiva, remendos (patches) e ferro. Neste caso, coloca-se o adereço por trás do buraco e fixámo-lo com a ajuda do calor do ferro, passando-o por cima.

4. Pegue na agulha
A primeira coisa que tem de fazer é pintar. Pegue num giz e trace as arestas do rasgão na roupa. Depois pegue na agulha e reforce o buraco fazendo um desenho à base de pontos de costura (depois de cada ponto, usa-se a agulha para o colocar no lugar onde tinha passado anteriormente, de forma a ligar os pontos).

E pronto. Fica com uns jeans ‘novos’ ou uns calções a partir das suas calças velhas.