As dicas da Merche

O penteado também faz a noiva

A atriz italiana Sophia Loren uma vez disse: “O penteado certo pode fazer uma mulher simples linda e uma mulher linda inesquecível”.

Se isto é adequado até no dia a dia, o que fará no dia do casamento? Em que para muitas mulheres é o melhor dia das suas vidas e o momento com que sempre sonharam.

Além de tudo, iremos sempre lembrar-nos de como íamos vestidas – inclusive a roupa interior que tínhamos – e como estávamos penteadas. Até porque as fotos e vídeos desse dia servem para avivar a memória.

As tendências de penteados de casamento para o ano de 2017 abrangem todo o tipo de noivas. As elegantes e clássicas, que preferem levar o coque ou o cabelo apanhado, continuam sempre presentes.

Até porque as imagens da cerimónia irão seguir-nos ao longo dos tempos, portanto é sempre um passo acertado optar por um penteado clássico e romântico que nunca passa de moda.

Os acessórios também são bem-vindos neste dia. Quer sejam ganchos, travessões, pequenas tiaras, a uma noiva é permitida tudo. E inclusivamente ajudam a manter o penteado no lugar e a segurar os véus ou toucados.

São também uma ótima ideia para quem está com o cabelo curto nessa altura. Como o comprimento dos fios de cabelo não deixa muita criatividade à cabeleireira, há sempre um acessório para colocar ou podemos brincar com as texturas.

O comprimento do cabelo dita muito do que podemos fazer com ele.

Com os cabelos longos, podemos experimentar vários estilos e colocar na prática muitas ideias.

É possível optar pelos mais belos padrões trançados, por ondas lustrosas brilhantes, cachos ou detalhes assimétricos.

Se se decidir por um penteado de noiva com tranças, está com sorte, porque estão muito na moda e são cómodas, sem ser necessário usar demasiados ganchos, e fazem-nos sentir elegantes.

Podemos também encaracolar ou ondular o cabelo. Este tipo de penteado, natural – como se estivéssemos a sair da praia – ou mais encorpado, é uma textura perfeita para um penteado de casamento intemporal.

Para os cabelos longos, assim como os médios, tem sempre a hipótese de levar metade solto e metade apanhado. Ou seja, com algum trabalho no cimo da cabeça que ajudam a segurar o penteado, ainda que pareça que o levamos solto.

É também ótimo para quem está indecisa sobre o estilo de penteado, pois reúne o melhor dos dois mundos.

As flores e coroas de flores e folhas verdes são outro ‘must-have’ deste ano.

Especialmente se o tema do casamento for boho chic. Mas nem precisa de ser desse tema.

Uma coroa ou apenas um apontamento floral dá sempre um ar etéreo a uma noiva. Ou não fosse ela ‘a’ pessoa do evento (se não contarmos com o noivo).

A princesa do dia pode sê-lo sem ter necessariamente um vestido de corte princesa ou um penteado apanhado ou um coque.

Pode ser mais irreverente, quer ao acrescentar cor na roupa, quer no cabelo. Afinal o dia tem de ser à sua medida e gosto.