Lifestyle

Pedrógão Grande e outras Aldeias do Xisto preparam semana cultural

A semana de 14 a 23 de julho vai ser em cheio nas Aldeias do Xisto. Trata-se da Xisto Week, que celebra a gastronomia regional e junta atividades culturais à agenda.

Pedrógão Grande, Góis, Covilhã, Fundão e outras localidades pertencentes às Aldeias do Xisto serão ponto de paragem para quem quiser conhecer o que de melhor se faz naquela zona.

Comecemos pela comida. Nessa semana será possível, em vários restaurantes da região, provar os Menus Degustação que cada chefe irá propor com base nas tradições gastronómicas da região.

Segue-se o XJazz– Encontros de Jazz das Aldeias do Xisto. No dia 15 de julho, em Figueira (Proença-a-Nova), a contrabaixista Joëlle Leandre, uma das figuras dominantes da música europeia e mundial, apresenta o resultado da sua residência artística com mais 5 músicos. No dia seguinte leva esse concerto a Serralves.

No dia 23 de julho, na Praia Fluvial de Peneda/Pego Escuro (Góis), Hamilton da Holanda, músico brasileiro que reinventou o bandolim, encanta com a sua música focada na beleza e na espontaneidade.

Se, por acaso, passar na Barroca (Fundão) ou nas Minas da Panasqueira, pode ser que se cruze com os DEMO- Dispositivo Experimental, Multidisciplinar e Orgânico.

Eles estão em residência artística nesses lugares para prepararem, juntamente com a comunidade mineira, um espetáculo multidisciplinar intitulado “Ventre da Terra”, inspirado na tradição e herança mineira destes lugares. O espetáculo é a 4 e 5 de agosto, também na Barroca.

Na Sertã, de 13 a 16 de julho, o Festival do Maranho dá palco a uma das iguarias mais representativas do território.

No dia 16 de julho, em Aigra Nova (Góis), o AigraCultura, dá-lhe a oportunidade única de viver um dia na aldeia, sentir o seu espírito e conhecer as suas tradições.

De 21 a 23 de julho, no Sobral de São Miguel (Covilhã), o Xistrilhos reaviva tradições com oficinas temáticas, animação de rua e venda de produtos locais. Tudo acompanhado pela excelente gastronomia sobralense.

O Achigã Challenge – Circuito de Pesca das Aldeias do Xisto vai, no dia 23 de julho, em Pedrógão Grande, continuar a testar a perícia dos pescadores.

O verão pede a frescura da água. E as Aldeias do Xisto são a mãe d’água da Região Centro, com algumas das melhores zonas balneares de rio. As Praias Fluviais das Aldeias do Xisto todos os anos vêm a sua qualidade reconhecida pela Bandeira Azul e pela Quercus.

Para Rui Simão, coordenador da ADXTUR – Agência para o Desenvolvimento Turístico das Aldeias do Xisto, “esta semana é uma excelente oportunidade para quem nos visita experimentar uma vida diferente. Uma vida mais livre. Mais ligada às pessoas e à natureza, à cultura e às praias fluviais. Despertada pelo genuíno prazer da boa comida e da boa companhia e pelos encontros improváveis com o jazz ou com a herança e as tradições de lugares únicos”.