Lifestyle

Conheça o festival dedicado à lavanda

Sim, estamos a falar da planta, muito usada em cosméticos, aromaterapia e como planta medicinal. A localidade de Brihuega, na província de Guadalajara, perto de Madrid, dedica o mês de julho à lavanda.

O Festival de la Lavanda começou como um encontro entre amigos e alargou, estando já a assinalar a sua 6ª edição. Ali, nos campos floridos com a lavanda, só entram as pessoas, vestidas de branco e de preferência com sapatos confortáveis e um casaco para a noite.

Depois do festival, as milhões de flores serão recolhidas para serem convertidas em perfume.

A música e a gastronomia também fazem parte deste festival. E é tudo ao ar livre. As entradas disponíveis para o certame deste ano esgotaram semanas antes.

O cantor de flamenco Diego el Cigala irá atuar, a 15 de julho, e depois haverá lugar ao jantar sob as estrelas com os melhores pratos de La Alcarria.

Quem não conseguiu bilhete para esse dia, não se preocupe. Há várias atividades na localidade durante o mês, com a lavanda como protagonista.

Aos fins de semana há visitas guiadas, organizadas pela câmara municipal ou empresas, aos campos floridos. O preço é de 5 euros.

Também se pode visitar a destilaria de lavanda, igualmanete aos fins de semana, por apenas 3 euros.

Há ainda passeios no balão de ar quente ou parapente para ver a paisagem do céu, exposições, concursos, demonstrações de colheita tradicional de lavanda e alfazema, concertos e mercados.

A própria localidade fica em tons de roxo. Veja as fotos do festival:

Fotos: Facebook