Saúde & bem-estar

Campanha alerta para a toma diária de vitamina D em bebé

“Super Missão Diária Vitamina D” foi lançada nos centros de saúde e hospitais de todo o país para chamar a atenção para os benefícios da toma diária desta vitamina e em como é importante para o correto crescimento da criança.

Sob o mote “Mais uma missão diária para as Super Mães”, esta campanha informativa, da Merck, tem como objetivo ajudar as mães a assegurar que, no primeiro ano de vida dos seus filhos, a suplementação diária de Vitamina D seja uma realidade.

Em Portugal, a toma diária de Vitamina D, no primeiro ano de vida das crianças, faz parte das normas da Direção Geral de Saúde, sendo por isso recomendada pela comunidade médica pediátrica por todos os benefícios já comprovados.

“O primeiro ano de vida é uma janela de elevada sensibilidade para a programação da saúde futura. Cursa com uma elevada velocidade de crescimento, de desenvolvimento e maturação de todos os órgãos e sistemas, sendo a suplementação com Vitamina D uma recomendação universal. O não cumprimento desta recomendação poderá comprometer, irreversivelmente, a saúde”, sublinhou a médica Carla Rêgo, pediatra no HCUF Porto.

A Vitamina D é essencial para um crescimento adequado, evitando diversos problemas de saúde associados às crianças, como o raquitismo (doença que se caracteriza por uma extrema fragilidade óssea), para além de irregularidades na dentição e alterações de crescimento.

No segundo ano de vida são recomendadas doses adicionais, especialmente nos meses de outono e inverno. No entanto, e apesar da suplementação ser mandatória, apenas 68,3% das pessoas cumpre a suplementação, conforme revela um estudo sobre Vitamina D, da autoria da médica Carla Rêgo.

Cerca de 90% da vitamina D que o organismo necessita provém da síntese cutânea por ação dos raios UV. A necessidade da suplementação diária, particularmente nesta fase da vida, prende-se com a impossibilidade de serem atingidas as doses diárias necessárias, em resultado da fraca exposição solar (especialmente nos meses de outono e inverno) dos lactentes e crianças. Efetivamente, os lactentes até aos 6 meses de vida não devem ser expostos ao sol, desaconselhando-se mesmo a sua ida à praia e as crianças com menos de 3 anos devem evitar a exposição direta ao sol.

Para evitar consequências de maior na saúde infantil, a suplementação de Vitamina D é recomendada pela comunidade médica pediátrica por todos os benefícios já comprovados. “O primeiro ano de vida é uma janela de elevada sensibilidade para a programação da saúde futura. Cursa com uma elevada velocidade de crescimento, de desenvolvimento e de maturação de todos os órgãos e sistemas, sendo a suplementação com vitamina D uma recomendação universal. O não cumprimento desta recomendação poderá comprometer irreversivelmente a saúde”, sublinhou a pediatra.