Lifestyle

PSP lança alerta para publicação de fotos de crianças em redes sociais

“Será mesmo necessário publicar fotos com as caras das suas crianças de forma ostensiva? Proteja-se e pense duas vezes antes de postar uma imagem nas redes sociais”. Este é o alerta dado pela Polícia de Segurança Pública (PSP) na sua página oficial de Facebook.

Assim, a força de segurança pretende que os pais tenham mais atenção na proteção da imagem dos seus filhos. Além de ser divulgada em português, a campanha também foi lançada em versão inglesa, a pensar nos turistas que nesta altura do ano escolhem Portugal como destino de férias.

“A melhor forma de o proteger é evitar que apareça aqui para sempre. Não publique caras de crianças, não mencione nomes e locais, não arrisque aqui: a decisão é sua”, diz a campanha.

A publicação de fotos nas redes sociais tem sido cada vez mais tema de debate. Recentemente, numa decisão tornada pública no final de julho, o Tribunal da Relação de Évora impediu um ex-casal de pais de publicar fotos da filha de 12 anos nas redes sociais. Os juízes responsáveis pela decisão – tomada durante um processo de regulação das responsabilidades parentais – defenderam que “os filhos não são coisas ou objetos pertencentes aos pais”.