Atualidade

Tenista Boris Becker sobre a sua falência: “A vida continua”

A notícia foi avançada esta quarta-feira, 21 de junho. O Supremo Tribunal de Justiça de Londres declarou o ex-tenista alemão falido, depois de considerar que há “faltas credíveis de que a dívida [de seis milhões de euros, pendente desde outubro de 2015] seria paga em breve”.

O pedido de falência foi feito pelos banqueiros do Arbuthnot Latham & Co. Os advogados de Boris Becker alegaram que havia evidências suficientes para provar que o ex-tenista iria pagar a dívida em breve, devido a um acordo com o banco, que envolveria hipotecar uma propriedade em Maiorca, implicando o adiamento da decisão em 28 dias, no entanto o tribunal declarou bancarrota ao alemão.

A chefe do Registo Civil responsável pelo caso e que admitiu ter acompanhado a carreira do ex-tenista, disse que “com muita pena” não tinha nenhuma evidência de que Becker conseguiria pagar a dívida.

“Ele deveria ter pensado nisso há muito tempo. Não é frequente um caso de uma pessoa profissional ter uma dívida pendente desde outubro de 2015. É uma dívida histórica”, salientou a juíza Christine Derret.

E o antigo tenista já reagiu no Twitter. “Como eles dizem: o seu nas mãos dos deuses, quer seja no meio do oceano ou na frente de um juiz… mas a vida continua”, escreveu no tweet mais recente, partilhado esta quarta-feira.

“Estou surpreendido e desapontado”, começou por dizer o germânico na primeira de uma série de tweets dedicados ao assunto.

“Eu devia reembolsar na íntegra no espaço de um mês! É dececionante que o meu pedido para que a audiência de hoje fosse adiada foi recusado!”, lê-se.

“Os meus rendimento são bem divulgados e ficou claro que eu tenho os meios para pagar essa dívida! O valor do bem em questão excede a dívida devida ao banco! Tenho a intenção de fazer uma solicitação para que este pedido seja anulado de imediato! Enquanto isso, vou-me concentrar no meu trabalho e, em particular, nas minhas tarefas de apresentação em Wimbledon para a BBC e outros estabelecimentos internacionais!”, garantiu o antigo número 1 do ténis, deixando ainda uma palavra aos fãs.

“A todos os meus fãs/apoiantes/seguidores: Agradeço verdadeiramente todas as vossas amáveis palavras!!! Estive neste jogo por 32 anos e pretendo ficar mais tempo”.

Becker venceu seis torneios do Grand Slam entre os quais três campeonatos de Wimbledon, deixou o ténis em 1999 e foi treinador de Novak Djokovic entre 2013 e 2016.

O tenista foi condenado em 2002 a dois anos de liberdade condicional e ao pagamento de meio milhão de euros para a evasão fiscal entre 1991 e 1993.

Como tenista, Boris Becker faturou 25 milhões de dólares com os 49 títulos conquistados.