Atualidade

Hoje é o dia em que o roaming deixa de existir

Esta quinta-feira, 15 de junho, ficará para a História da União Europeia como o dia em o roaming foi finalmente extinguido, depois de dez anos de negociações para que tal acontecesse.

Houve vários avanços e recuos nesta decisão durante uma década, mas a Comissão Europeia, os Estados-membros e as operadoras chegaram a acordo para que o roaming fosse definitivamente abolido, o que agrada os cidadãos europeus, pois muitos já se queixavam há anos desta medida que os fazia gastar dinheiro com os valores extra.

Os viajantes já não terão assim de pensar em poupar nas comunicações, seja através de chamadas ou de mensagens, e poderão contactar a família e os amigos sempre que quiserem, sem as restrições anteriormente impostas. Isto porque os utilizadores irão passar a ter acesso ao mesmo tarifário que acordaram em território nacional.

Todos os 28 países da União Europeia estão incluídos nesta atualização em termos de comunicações, e existem também outros três onde irá acontecer o mesmo brevemente, sendo eles a Noruega, a Islândia e Liechtenstein.

Não é necessário os clientes pedirem às operadoras para que as alterações sejam aplicadas nos seus tarifários. Cabe às mesmas avisá-los e procederem a todas as alterações necessárias.