Atualidade

Nova nota de 50 euros entra hoje em circulação

É já a partir desta terça-feira, 4 de abril, que a mais recente nota de 50 euros irá começar a circular na zona euro. Para as autoridades, esta nova versão é mais segura quando comparada com a anterior, pois era bastantes vezes falsificada, segundo um comunicado do Banco Central Europeu (BCE).

O Banco de Portugal irá apresentar hoje a referida nota numa conferência de imprensa, onde estará presente o administrador do banco, Hélder Rosalino. Foi há menos de um ano, a 16 de junho, que o BCE mostrou a nova versão de 50 euros em Frankfurt, na Alemanha, onde foi explicado que esta iria trazer um avanço na segurança.

O principal símbolo desta versão é uma imagem da princesa Europa, personagem da mitologia grega. Na parte de trás foi colocada uma “janela” que muda de verde-esmeralda para azul escuro consoante o ângulo, onde está inscrito o seu valor. São esses alguns dos pormenores que contribuem para uma maior segurança e proteção contra falsificações, segundo um dos membros da direção do BCE, Yves Mersch. Serão 200 milhões de novas notas a entrar em circulação.

As notas anteriormente modificadas foram as de cinco euros, dez euros e 20 euros. Entre todas que circulam na zona euro, mais de oito mil milhões são notas de 50 euros, o que equivale a 45 por cento no total, de acordo com informações divulgadas pelo BCE. Mas em Portugal ainda são pouco utilizadas, “usando-se mais a de 10 e 20 euros”, disse Hélder Rosalino em julho do ano passado.

Apesar desta mudança, os cidadãos não precisarão ir ao banco fazer uma troca entre a anterior e a nova nota de 50 euros, afirmou o administrador do Banco de Portugal.