Atualidade

João Perry vê trabalho premiado após ameaça de AVC

O conceituado artista, de 76 anos, conquistou um Globo de Ouro este domingo, 21 de maio, através da participação na peça ‘O Pai’. O prémio de Melhor Ator de Teatro foi-lhe entregue pelos colegas de profissão Rita Blanco e Albano Jerónimo. O terceiro Globo de Ouro da sua carreira.

“É bom receber prémios. Quer dizer que as pessoas prestam atenção ao que a gente faz. Valorizam e incentivam-nos a continuar”, disse após ter recebido a distinção.

João Perry, com 65 anos de carreira, apanhou um susto de saúde no mês passado e viu-se obrigado a abrandar o ritmo de trabalho, devido a um acidente isquémico, que lhe poderia ter provocado um AVC. Para evitar quaisquer problemas futuros, o ator começou a descansar mais e diminuiu o número de cenas em ‘O Pai’.

“Eu exagerei muito no trabalho. Há dois anos e meio que não fazia férias”, confessou. “Estava naquela sofreguidão estúpida de viver só em espetáculo, não viver com tempo. Eu agora até me sinto culpado de ter tempo”, explicou, pois ainda não criou o hábito de descansar e sente que isso é “um luxo”.

O ator garantiu que já está totalmente recuperado: “Fui muito bem tratado. Também fui muito avisado. Nunca tinha levado em conta o que me avisavam, porque tinha sempre prioridades, e achava que ‘vou aguentar, vou aguentar'”.

A idade é algo que não o faz abrandar. “Até faz apressar mais, porque sei que há menos tempo para viver”, partilhou. “Isto é uma adição. Eu gosto imenso de trabalhar, é uma coisa perversa talvez dizer isto, mas gosto e estimula-me. Gosto da relação entre colegas no acto de produzir coisas”, disse o ator, que prefere isso ao isolamento, ao silêncio e ao afastamento.

João Perry ainda não sabe se vai regressar à televisão. Houve projetos que teve entretanto de recusar, para abrandar o ritmo. A possibilidade de ter um AVC é algo que o assusta, pois não quer ficar dependente de ninguém, nem tem “estrutura para tal”, concluiu.

Fotos: César Lomba