Off the record

Fernando Mendes: o comediante que leva o “espetáculo” à televisão

A vida e a carreira de Fernando Mendes confundem-se. Filho do humorista e ator Vítor Mendes, conhece o palco desde que nasceu. Ainda pequeno acompanhava o pai pelo país, nas diversas revistas em que participava e é ao progenitor que Fernando atribui a responsabilidade pela sua paixão pela representação.

Nascido a 9 de março de 1963 em Lisboa, foi nessa cidade que se estreou no teatro, aos 17 anos.

Desde esse trabalho, em 1980, não mais parou. Daí a estrear-se na televisão, no ano de 1984, foi um passo. A partir do momento em que fez parte do elenco de várias séries cómicas, igualmente transmitidas pelo canal público, não mais se desligou do humor. Ainda hoje o recordamos do tempo de ‘Nico d’Obra’ (1990), com Nicolau Breyner, e ‘Nós os Ricos’ (1996), com Rosa do Canto.

Na mesma altura em que o víamos na televisão, Fernando Mendes continuava a participar em peças de revista à portuguesa como ‘Não Batam Mais no Zézinho’ (1988), ‘A Prova dos Novos’ (1988), ‘A Rir é que a Gente se Entende’ (1992), entre muitas outras.

Desde 2003 é cabeça de cartaz das peças ‘In Love’ (2003), ‘Kiss Kiss’ (2004), ‘Peso Certo’ (2006), ‘Mendes.come’ (2010), ‘Caixa Forte’ (2013) e agora com ‘Noivo por Acaso’ (2015).

‘Noivo por Acaso’ é aliás um caso de sucesso. A peça, com Carla Andrino, Patrícia Tavares e Jorge Mourato, já percorreu o país e agora regressou ao Teatro Sá da Bandeira, no Porto. Já com Frederico Amaral no elenco, em substituição de Jorge Mourato, a história é simples: um empreiteiro que gosta de dinheiro fácil vê-se envolvido num equívoco que o levará a tornar-se num noivo por acaso.

“O Sá da Bandeira é sempre aquele sítio que eu e os meus colegas adoramos quando vimos ao Porto. O público do norte diz-nos qualquer coisa de diferente e quando gostam, gostam mesmo”, contou à Move Notícias no dia de estreia da segunda temporada da peça naquela sala de espetáculos.

O sucesso, disse, deve-se ao argumento, à qualidade dos atores e ao facto do público não parecer cansado de ver ‘Noivo por Acaso’. “É um recorde que estamos a fazer com esta peça. Estamos em cena há um ano e meio e já percorremos o país norte a sul. Vamos continuar até ao final deste ano, portanto cumpriremos dois anos de espetáculo. Cansa um bocado, mas é bom”, salientou.

O ator tem dividido os seus dias entre a peça e as gravações de ‘O Preço Certo’. “Gravo só às terças e quartas (são três programas em cada dia) e estou no Porto de sexta a domingo”, explicou o humorista.

‘O Preço Certo’ é outro recorde na carreira do ‘gordo’, tal como é carinhosamente chamado, dada a sua paixão pela gastronomia e a sua figura anafada. Quando foi chamado para substituir Jorge Gabriel na condução do programa, em setembro de 2003, estava longe de imaginar que estaria até agora a liderar audiências no horário das 19h00 na televisão portuguesa.

Com a chegada de ‘Agarra Se Puderes’, da TVI, o império do concurso viu-se ameaçado, mas nada que preocupe o seu apresentador.

“Tenho a Cristina [Ferreira] do outro lado a fazer concorrência, acho muito bem. Já vi um programa, mas nem os meus vejo. Vejo pouca TV, só futebol e notícias, mas também estou pouco em casa. Estão a ganhar, parabéns, também estivemos 13 anos e meio a ganhar. Não se pode estar sempre na Champions, temos de chegar à Liga Europa também“, desvalorizou a cara da RTP, revelando ainda que não pensa mudar de canal nem de formato.

“Recebi um convite da TVI por 2 ou 3 vezes, não agora, mas há mais tempo. Tratam-me bem ali, sou de fácil trato e continuo ali. Não é uma coisa que me passa pela cabeça [sair da RTP]. Vou fazer ‘O Preço Certo’ por mais um ano e meio. Gosto de fazer aquilo há quase 14 anos e sinto-me bem”, rematou.

De facto, a adaptação portuguesa do formato norte-americano ‘The Price is Right’, que serviu para pôr os portugueses a habituar-se à moeda Euro, continua a fazer sucesso entre os telespectadores. Recentemente o programa celebrou a sua 3000ª emissão, numa cerimónia especial em Lamego.

“Ri, chorei e pulei, que não havia maneira de ficar quieto na grande terra de Lamego a celebrar a emissão 3000 do O PREÇO CERTO. E eu que pensava há uns 13 anos que ia ficar a fazer aquilo por 3 meses e depois ia à minha vida, mal sabendo que tanto da minha vida ia ser feita de fazer aquilo. Insisto, que nunca soube de melhor razão para ser teimoso: obrigado à maravilhosa equipa que tem a generosidade de me deixar ser a cara e a barriga do programa”, agradeceu, na altura, nas suas redes sociais.

“Espetáculo!” é a expressão que popularizou Fernando Mendes. Isso, a boa-disposição e a forma como ajuda os concorrentes a ganhar a montra final de prémios.

Animador nato, é muito acarinhado pelo público por onde quer que vá. Quer seja a fazer televisão, quer seja no teatro ou no humor. Fernando Mendes pode ser um pai babado, de um casal, já crescido, mas são os portugueses que vêem nele uma figura paternal que gostam de acompanhar todos os dias da semana.