Atualidade

Frederico Amaral: “Eu e a Marta vamos andar desencontrados”

O ator anda numa roda viva. Além de estar a gravar, a um ritmo mais intenso, a série da RTP ‘O Sábio’, está em cena no Teatro Sá da Bandeira, no Porto, com a peça ‘Noivo por Acaso’ e prepara-se para mais um projeto no palco (‘Loucos por Amor’ no Teatro da Comuna em Lisboa).

Frederico Amaral não tem mãos a medir, mas nada que o deixe preocupado. “É o trabalho dos atores. Esta loucura de fazer várias coisas ao mesmo tempo. Gosto desta adrenalina. É difícil, é custoso, sai-nos do pêlo mas dá pica”, disse.

O facto de Marta Andrino, sua companheira e mãe do seu filho Manuel, de um ano, também estar com vários desafios profissionais (apresentação de ‘Câmara Exclusiva’ na TVI Ficção e preparação do musical sobre as aparições de Fátima), é que o preocupa.

Marta Andrino e Frederico Amaral com o filho Manuel

“A Marta vai ensaiar o musical aqui no Porto, mas vamos andar os dois de um lado para o outro, às vezes desencontrados. A minha mãe veio dos Açores ajudar-nos nessa fase mais desencontrada. Somos uma família muito unida e ela está reformada, portanto aproveita para cuidar do neto e estar comigo”, adiantou Frederico, acrescentando que este ‘non stop’ da sua vida é “também pelo filho”.

É no Porto que o bombeiro ‘Domingos’ de ‘O Sábio’ tem passado os fins de semana, desde 21 de abril, altura em que estreou a comédia no Sá da Bandeira. Apesar de ser natural de São Miguel, Açores, considera a Invicta a sua “segunda casa”.

“Conheço o público do Porto há muito tempo. Já fui o público do Porto porque estudei na Academia Contemporânea de Arte e Espetáculo. Foi a cidade que me recebeu quando saí dos Açores com 17 anos. É sempre uma honra vir ao Porto e estar aqui nestes teatros. Foi aqui que me formei como profissional, melhor ser humano, homem também, pois cresci aqui até aos 20 anos”.

Acarinhado pelo público, em especial o do norte, que o tem visto em ‘Noivo por Acaso’, Frederico tem tido a oportunidade de trabalhar mais uma vez lado a lado com a ‘sogra’ Carla Andrino. “Ela é um furacão, uma guerreira. Toda a gente sabe e vê. Claro que foi um choque para todos saber da doença, mas estamos ao lado dela, a dar-lhe o apoio que ela precisa. E ela vai superar isto. Eu disse-lhe: ‘Vais vencer e não há outra forma!’.”

Já a estreia de Frederico Amaral em ‘Noivo por Acaso’ foi cheia de adrenalina. “Tive quatro ensaios para esta peça e fui estrear em Vila do Conde. E até hoje não sei como aquilo aconteceu mas o espetáculo correu muito bem. Estavam os nervos à flor da pele, foi muito difícil mas consegui e fico muito feliz por me ter superado a mim próprio. Depois paramos um mês e senti mais o reinício [no Porto]. Mas só o facto de termos trabalho é ótimo”, lembrou, pois está a substituir Jorge Mourato no elenco.

O resto da equipa recebeu-o muito bem, até porque já se conheciam. “Trabalhei com o Fernando Mendes na ‘Caixa Forte’, ganhei alguma intimidade com ele e não era totalmente desconhecido. Com a Carla [Andrino] também. E com a Patrícia [Tavares] já tinha trabalhado no ‘I love it’. Estou muito feliz de entrar agora porque já tinha visto antes e adorava.”

Além de uma boa química em palco, a fórmula do sucesso desta comédia, diz, é ser “muito boa, muito bem escrita e ser portuguesa”. “O Fernando faz isto maravilhosamente, mas claro que o nosso trabalho também é muito importante”, salientou, referindo-se à peça que está em cena desde 2015, percorreu o país de norte a sul e já tem mais temporadas marcadas até ao final deste ano.