Atualidade

Zara retira mini-saia da loja devido a nova polémica

A marca de roupa espanhola volta a causar controvérsia, desta vez devido a uma mini-saia de ganga com um sapo estampado. A peça de roupa poderia ser comprada na loja online até esta quarta-feira, 19 de abril, dia em que foi retirada do mercado.

O problema reside no sapo colocado na peça da Zara, pois é muito parecido com o cartoon Pepe, The Frog, de Matt Furie, conhecido por ser um símbolo racista da extrema-direita norte-americana. Foi a jornalista e fotógrafa Meagan Fredette quem deu início à polémica, após ter partilhado no Twitter uma imagem da referida mini-saia.

Pepe, The Frog foi um cartoon criado em 2005, e está classificado como um símbolo de ódio pela Liga Anti-Difamação. Este sapo destacou-se durante as últimas eleições nos Estados Unidos, vencidas por Donald Trump, pois foi uma imagem muito usada na altura.

A Zara viu-se obrigada a retirar a peça da loja virtual devido às várias críticas e fê-lo pouco depois da partilha da jornalista, pois o link partilhado por Meagan Fredette, que dava acesso à compra da mini-saia, deixou de funcionar.

Recorde-se que esta não é a primeira vez que a marca espanhola se encontra envolvida em polémica. Já em março deste ano também tinha sido alvo de duras críticas pela campanha ‘Ama as tuas curvas’, onde foram usdas modelos com uma silhueta delgada, o que contrastava com a mensagem da campanha.

Fotos: Redes Sociais