Atualidade

Vídeo: Sem-abrigo transforma-se em George Clooney e emociona a internet

O ‘extreme makeover’ partiu da boa vontade de uma barbearia de Palma de Maiorca, sua terra natal, e foi feito há um ano e meio, mas só esta semana é que o vídeo foi publicado no Facebook e o mundo conheceu a história.

Jose Antonio é sem-abrigo há 25 anos. Era eletricista e foi viver para a rua após sofrer uma depressão e ter passado por uma onda de “má sorte”. Aos 55 anos, arrumava carros em Maiorca até que o salão de cabeleireiros ‘La Salvajeria’, que comemorava o terceiro aniversário, lhe cortou e pintou o cabelo e a barba.

O vídeo começa com Jose a pedir que se feche a janela, que tapava o espelho, evitando assim ver-se até ao final da transformação. “Quando as abrirmos será como abrir algo mais na minha vida”, disse ele.

No final da mudança de visual, ele chorou. E ficou com um look bem ‘hipster’, sendo logo apelidado, pelos habitantes de Maiorca, de George Clooney. Entretanto, e porque tudo isto foi em julho de 2015, o cabelo voltou a ser grisalho e, apesar da ideia do ‘makeover’ ser ajudá-lo a arranjar trabalho, Jose continua a arrumar carros.

“Estamos muito agradecidos a todos os meios de comunicação que se mostraram interessados pelo nosso projeto. Esperemos que, graças a eles, possamos conseguir um trabalho para Jose Antonio”, salientou a barbearia na sua página de Facebook, já depois do vídeo se ter tornado viral.

‘Josete’, como é carinhosamente tratado em Maiorca, tem recebido assistência financeira de uma empresa que pretende permanecer anónima. Mas pode ser que esta transformação de visual, que emocionou a internet, se torne numa transformação de vida.