Atualidade

Sofia Carvalho despedida da SIC Mulher no dia do aniversário

É um duplo aniversário: o da diretora do canal temático (47 anos) e da SIC mulher (que existe há 14 anos). E na mesma data (8 de março), o grupo Impresa confirma uma vaga de despedimentos, onde se inclui Sofia Carvalho.

A diretora da SIC Mulher e da revista Activa estava há vários anos na Impresa, mas isso não impediu que fosse uma das despedidas.

“Procedeu-se a uma reestruturação nalgumas áreas, onde se destaca a dos canais temáticos, em que serão implementados novos processos funcionais, mais coesos, que permitam reforçar e consolidar as audiências dos canais”, afirmou a Impresa em comunicado.

A jornalista, que trabalhou também na TVI, ainda não reagiu publicamente à notícia do seu despedimento. Também não é feita nenhuma referência a isso nas redes sociais e nos sites oficiais. Pelo contrário. Hoje a SIC Mulher publicou um vídeo de Sofia Carvalho a dar os Parabéns ao canal.

Este processo de despedimentos afeta cerca de 15 a 20 pessoas da SIC, das quais sete são jornalistas, onde se incluem operadores de imagem.

De acordo com a ‘Marketeer’, Sofia Carvalho foi convocada a semana passada pelo grupo para assinar o processo de rescisão. Durante esta semana continuarão os encontros com os trabalhadores que serão convidados a abandonar a estação.

Estas rescisões são referidas pela empresa como “uma reestruturação nalgumas áreas“, entre as quais se destaca “a dos canais temáticos“, onde haverá “novos processos funcionais, mais coesos, que permitam reforçar e consolidar as audiências dos canais“.

O lucro do grupo Impresa recuou 31,5% no ano passado, face a 2015, para 2,8 milhões de euros, e as receitas consolidadas caíram 10,8%, para 206 milhões de euros.

Entretanto, a direção do Sindicato dos Jornalistas (SJ) anunciou hoje que pediu uma “reunião urgente” ao Conselho de Administração do grupo liderado por Francisco Pedro Balsemão, “após ter tomado conhecimento de que está em curso um processo de dispensa de trabalhadores”.

No âmbito do Plano Estratégico da Impresa para o triénio 2017-2019, divulgado na semana passada, o grupo prevê, entre outras metas, “concentrar em negócios e marcas com potencial de crescimento, reduzindo ou repensando as atividades que não tenham um contributo estratégico para o grupo, e simultaneamente encontrar novas oportunidades de investimento, obtendo até ao final do triénio um EBITDA [resultado antes de impostos, juros, depreciações e amortizações] de 1,5 milhões de euros em novos negócios”.

Este é o segundo grupo de media com processos de rescisões conhecido esta semana, depois de fonte oficial da Cofina Media ter admitido na segunda-feira, em declarações à agência Lusa, que a dona do Correio da Manhã e Jornal de Negócios, entre outros títulos, “tem vindo a ajustar as suas equipas, reduzindo na imprensa e apostando cada vez mais no digital, na multimédia”.