Atualidade

Mulher de português entre as vítimas mortais de atentado em Londres

Aysha Frade é uma das quatro vítimas mortais dos ataques terroristas de ontem, dia 22, na capital britânica. A professora espanhola, de 43 anos, filha de pais galegos, era casada com um português. Morreu atropelada na ponte de Westminster quando ia buscar as filhas à escola.

Segundo a imprensa espanhola, Aysha, mãe de duas crianças, com oito e 11 anos, trabalhava no Colégio DLD de Londres. Estava no passeio da ponte quando foi surpreendida pelo carro conduzido pelo terrorista, acabando por morrer no local. Será a primeira vítima mortal que a polícia tinha confirmado inicialmente.

A mulher era casada com John Frade, que, segundo a imprensa espanhola, seria de origem portuguesa. Na página de Facebook da mulher – que já aparece em memória daquela – é possível ver uma imagem do homem com as duas filhas em apoio à seleção portuguesa.

Segundo o El Confidencial, a docente iria a caminho da escola para ir buscar os filhos quando foi atropelada.

Os pais de Aysha conheceram-se no Reino Unido, país onde esta viria a nascer. Contudo, era habitual a família visitar a região da Galiza, em Espanha, para as habituais festas anuais da região.

Entretanto o número de mortos e feridos aumentou: além do suspeito, que foi abatido pela polícia depois de esfaquear transeuntes já no perímetro do Parlamento britânico, morreu um polícia (devido aos golpes da faca militar que o terrorista usou) e outro civil, do qual pouco ainda se sabe pois terá nacionalidade estrangeira e a polícia ainda não tinha informado a família.

Foram também detidas sete pessoas, esta quinta-feira de manhã, após um raide policial em Birmingham, que poderão estar relacionadas com este ataque terrorista.