Saúde & bem-estar

Campanha ajuda a prevenir problemas auditivos

Os problemas auditivos estão associados, na sua maioria, ao envelhecimento, mas também a doenças infeciosas, genética, ao uso de certos fármacos ou ainda à exposição a ruído elevado. Contudo, a perda auditiva não escolhe género nem idade, sendo possível sofrer desta patologia em qualquer altura da vida, pelo que a prevenção é essencial.

Na verdade, assiste-se, hoje em dia, a um aumento da perda auditiva, principalmente junto da população mais jovem, acreditando-se que metade dos casos poderiam ser evitados se tivessem sido adotadas medidas de proteção. Foi nesse sentido que a GAES – Centros Auditivos assinalou o Dia Internacional da Audição (celebrado a 3 de março) com uma campanha de prevenção.

A campanha, que pretende sensibilizar e consciencializar a população em geral para a importância de um correto cuidado auditivo, prevenindo assim qualquer situação de perda irreversível, irá decorrer até ao final do mês de abril em todos os Centros Auditivos GAES, de norte a sul do país.

Para além de ser possível adquirir aparelhos auditivos a partir de 690€ e descontos em modelos selecionados, a GAES – Centros Auditivos irá oferecer uma avaliação auditiva completa que inclui: 1) otoscopia, que visa verificar a existência de obstruções causadas pela cera, inflamações internas, supuração ou perfurações; 2) audiometria tonal e vocal, via aérea e óssea; 3) teste do limiar de desconforto, ferramentas imprescindíveis para uma avaliação correta e eficaz da audição.

“A deterioração da nossa audição, associada ao passar dos anos, afeta, necessariamente, a qualidade de vida. Felizmente, este é um problema que tem uma solução fácil, mas terá de ser detetado a tempo e tratado de forma adequada”, indica Dulce Martins Paiva, Diretora-Geral da GAES – Centros Auditivos em Portugal.

“Na GAES acreditamos que, ouvir bem, deve estar ao alcance de todos. É por isso que organizamos todos os anos campanhas de sensibilização, em que para além da avaliação auditiva, oferecemos aparelhos auditivos com descontos importantes para que o fator preço não seja impeditivo da melhoria da qualidade auditiva”, conclui.

A perda auditiva afeta mais de 360 milhões de pessoas em todo o mundo e, em Portugal, calcula-se que existam perto de um milhão de casos, ou seja, 10% da população. Na faixa etária dos 65 anos, uma em cada três pessoas sofre de perda de audição. Simultaneamente, assiste-se a uma cada vez maior prevalência de problemas auditivos em pessoas mais novas, cuja exposição a ruído excessivo tem vindo a aumentar.