Saúde & bem-estar

Aprenda a acompanhar a sua saúde ao olhar para os pés

Os pés são, possivelmente, a parte do corpo à qual as pessoas prestam menos atenção. Mas devem ser tidos em conta.

Como destaca a médica podologista Melisa Lockwood, quando se repara em “mudanças no pés”, tal não deve ser sempre visto como algo a desvalorizar, pois pode, na verdade, ser o sinal mais claro de que é preciso visitar um médico.

A falta de sensibilidade nos dedos dos pés e/ou a mudança de cor dos mesmos (quando passam a ficar ligeiramente brancos ou, pior, em tons de roxo) é um dos momentos em que importa consultar um médico, pois este é um dos indícios mais claros de que existe um problema de circulação.

No caso das mulheres, diz a especialista à revista norte-americana ‘Women’s Health’, esta mudança de cor nos dedos dos pés pode indicar a síndrome de Reynaud, uma doença que faz com que as extremidades do corpo mudem de cor face às temperaturas frias.

Salvo casos em que se está numa má posição, a sensação de formigueiro nos pés ou nos dedos dos pés pode ser um sinal de diabetes, diz a especialista, destacando que são os podologistas que, muitas vezes, fazem o primeiro diagnóstico de diabetes olhando apenas para os pés dos pacientes.