Saúde & bem-estar

Descoberto novo método de combater o envelhecimento

Os cientistas esperam que o estudo ajude a desenvolver métodos terapêuticos para lutar contra o envelhecimento baseados no aumento da eficácia da mitose através da proteína FoxM1.

Um grupo de cientistas de Portugal e dos Países Baixos descobriu um novo método que pode ajudar a lutar contra o envelhecimento através da prevenção da aparição de um número anormal de cromossomas, fenómeno conhecido como aneuploidia.

Este processo foi vinculado ao envelhecimento e a doenças relacionadas com a idade. Não obstante, os seus mecanismos a nível molecular permaneciam desconhecidos até então.

O novo estudo, publicado no portal ‘bioRXiv’, revelou que a “aneuploidia aumenta com a idade devido a uma disfunção geral da maquinaria mitótica”.

Numa experiência com ratos, os cientistas estabeleceram que, quando se interrompe o mecanismo responsável pela mitose – processo em que os cromossomas se distribuem de forma equalitária entre dois novos núcleos – desenvolve-se a progeria, uma doença genética que causa um envelhecimento prematuro.

Os investigadores analisaram depois os marcadores de envelhecimento em células fibroblastos em pessoas do sexo masculino, desde recém-nascidos a adultos.

Assim, os cientistas descobriram que com idade a proteína Forkhead box M1 (FoxM1), que regula a atividade dos genes G2-M, que por sua vez controlam a divisão das células, é suprimida do organismo.

Ao aumentar o nível de FoxM1 nos fibroblastos em pessoas idosas ou com progeria, os cientistas conseguiram para a aneuploidia e reduzir os marcadores de envelhecimento.

Os autores assinalam que os resultados do estudo devem ajudar a desenvolver métodos terapêuticos para lutar contra o envelhecimento baseados no aumento da eficácia da mitose através da proteína FoxM1.