Atualidade

Sofia Ribeiro mostra imagens do seu cancro da mama

Hoje, 4 de fevereiro, é o Dia Mundial do Cancro, cujo slogan é “Nós podemos, Eu posso” lutar contra a doença. A atriz, como uma das sobreviventes do cancro da mama, decidiu juntar-se à iniciativa para sensibilizar a população para o tema.

“Sabes o que é o cancro? “Resumindo – É a proliferação anormal de células. Um conjunto de células forma um tecido que por sua vez formam os órgãos do nosso corpo. Normalmente as células crescem e dividem-se dando lugar a outras células. Algumas vezes esse processo corre mal. Formam-se células novas sem que o organismo necessite e ao mesmo tempo as células velhas não morrem. Este conjunto de células a mais forma um tumor”, começou por elucidar, citando seguramente um texto médico.

De seguida Sofia Ribeiro foi mais longe ao revelar a fotografia do cancro que teve na mama esquerda, de forma a que as pessoas percebam o aspeto e reconheçam um tumor.

Cancro da mama Sofia Ribeiro

A imagem foi tirada em dezembro de 2015 antes dos tratamentos e percebe-se bem a deformação que a doença provoca na mama.

“É fundamental mudar a maneira como olhamos para o cancro. É uma doença grave?Sim, é! É uma doença difícil? Muito! É uma sentença de morte? Não! Todos corremos risco de morrer, ou não estivéssemos todos vivos. Muitos casos poderiam ser evitados se os hábitos de vida fossem mais saudáveis. Praticar atividade física regularmente, evitar o tabaco, restringir o consumo de álcool, ter uma alimentação saudável e equilibrada (dando prioridade a alimentos não industrializados, além de frutas e verduras em abundância). Aprender a controlar o stress e a ansiedade são algumas formas de diminuir a nossa possibilidade de desenvolver a doença. Sabias que Apenas alguns tipos de cancro são diretamente ligados a mutações genéticas?”, informou, aproveitando depois para deixar um conselho.

“Conhece o teu corpo, faz os teus exames, fica atento aos sinais e procura um médico se sentires alguma alteração. Ter cancro não é uma escolha, prevenir é”, salientou este sábado no Facebook.

Sofia Ribeiro soube que tinha cancro em novembro de 2015 e revelou tudo – incluindo o duro processo de luta e tratamento – nas redes sociais para dar força a quem passava pelo mesmo. Atualmente está livre da doença.