Lifestyle

Estrunfes são os ‘embaixadores’ da ONU para o desenvolvimento sustentável

À semelhança de outras personagens de ficção, como a Mulher Maravilha (que acabou por ser ‘desnomeada’ como embaixadora após uma polémica), os seres azuis foram escolhidos pela ONU para um cargo importante.

As populares personagens dos ‘Smurfs’ (Estrunfes, em Portugal) encorajam as crianças, jovens e adultos a fazer do mundo um lugar melhor, mais feliz, pacífico, igualitário e saudável com uma campanha lançada esta quarta-feira, 15 de fevereiro, pelas Nações Unidas, UNICEF e Fundação das Nações Unidas.

A campanha “Pequenos Smurfs Grandes Metas” destina-se a incentivar todos a aprender e apoiar os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável que foram acordados por todos os 193 países membros das Nações Unidas em 2015.

A iniciativa arrancou com o lançamento de um “anúncio de serviço público” em formato vídeo que fala desses 17 objetivos, como por exemplo o fim da pobreza extrema, proteger o planeta e dar a todos a oportunidade de desfrutar de paz e prosperidade.

O público também se pode juntar à “Team Smurfs” (Equipa Estrunfe), visitando o site da campanha de forma a descobrir como pode contribuir “para a realização das metas; quais os objetivos que melhor se adaptam aos seus interesses; para elevar as suas vozes para um mundo melhor para todos; e partilhar informações, ideias e imagens nas redes sociais”.

“Esperamos que esta campanha motive milhões de jovens e as suas famílias a fazer a sua parte para acabar com a pobreza, reduzir a desigualdade e proteger o nosso planeta, três aspetos-chave que levarão ao bem-estar e à felicidade de todo o mundo”, afirmou em comunicado Maher Nasser, o responsável por este tipo de iniciativa na ONU.

A mensagem centra-se na “noção que cada um pode fazer a diferença, sem importar o nosso tamanho”, acrescentou na nota Veronique Culliford, filha do falecido Peyo, o ilustrador belga que criou as personagens em 1958.

A campanha “Small Smurfs Big Goals” decorre até 20 de março, Dia Internacional da Felicidade, e coincide com a promoção de um novo filme dos ‘Smurfs’, cuja estreia está prevista para dia 30 desse mês. Foi feita em 14 línguas diferentes e será promovida pelos canais de TV e on-line pertencentes à Sony (AXN, Sony Channel, Crackle, Animax e Pop), assim como pelas redes sociais, estando disponível em 178 países.