Atualidade

Rainha Sílvia da Suécia passa noite de Natal no hospital

“A Rainha foi levada para o hospital na noite passada. A Rainha estava constipada há algum tempo e teve vários episódios de tontura na noite de sexta-feira. A Rainha ainda está no hospital para observação e para realizar vários exames clínicos e encontra-se bem, dadas as circunstâncias”, foi assim que a casa real sueca informou este sábado que a monarca foi hospitalizada, depois de festejar o aniversário.

A Rainha Sílvia celebrou 73 anos a 23 de dezembro. Festejou com a família no palácio real de Drottningholm, na ilha de Lovön, no município de Ekerö, nos arredores da capital sueca, tendo depois de ser levada para o Hospital Universitário Karolinska, em Estocolmo.

A filha mais nova, princesa Madalena, esteve sempre do seu lado na unidade de saúde. A restante família reuniu-se à espera que a soberana melhorasse para que pudessem celebrar o Natal juntos.

No entanto, a monarca também passou a noite de Consoada, assim como a manhã de Natal hospitalizada. Teve alta durante a tarde de 25 de dezembro.

“A Rainha deixou o Hospital Danderyd e já regressou a casa no Palácio de Drottningholm. A Rainha recuperou e sente-se bem, dadas as circunstâncias”, refere o novo comunicado, emitido mais tarde pela casa real sueca.

A família real já não tinha nada agendado até ao final deste ano, portanto não houve necessidade de reprogramar eventos oficiais.

Sílvia Renata Sommerlath nasceu em Heidelberg, Alemanha, a 23 de dezembro de 1943, filha de pai alemão e de mãe brasileira. Tornou-se Rainha consorte depois de se casar com o Rei Carlos Gustavo XVI a 19 de junho de 1976, que conheceu nos Jogos Olímpicos de 1972 em Munique. Têm três filhos, Vitória, princesa herdeira, Carlos Filipe, e Madalena, e cinco netos.

rainha-silvia-da-suecia