Atualidade

Prepara-se para o último dia do ano, com um segundo a mais

Sim, leu bem. Este sábado, 31 de dezembro de 2016, vai ter mais um segundo do que o habitual. Portanto quando for para ouvir as 12 badaladas, não estranhe se demorar um pouco mais do que mostra no seu relógio.

Quando os seus ponteiros estiveram nas 23h59m59s, o que segue não é 1 de janeiro de 2017, mas sim 23h59m60s.

Confuso? Nós explicamos.

A ‘culpa’ é da rotação do planeta Terra. Este segundo extra, que tem um nome técnico (“segundo intercalar”), já tinha sido anunciado em julho pelo International Earth Rotation Service (IERS).

O objetivo é “coordenar” a escala do Tempo Atómico Internacional com a rotação do planeta Terra, tal como já tinha acontecido no ano passado, quando foi introduzido um segundo extra em junho.

Na altura o Observatório Astronómico de Lisboa (OAL), que é a entidade responsável pela manutenção da Hora Legal em Portugal, explicou que este segundo é introduzido para que os relógios não se adiantem em relação à rotação do planeta.

Isto porque a duração do “segundo” na escala do Tempo Atómico é constante e atualmente é mais curta do que a do “segundo” da rotação da Terra, uma vez que a rotação completa da Terra dura cada vez mais tempo – está a desacelerar muito muito lentamente, um ritmo de cerca de dois milésimos de segundo por século.

Esta não é a primeira vez que este acerto acontece. O primeiro “segundo intercalar” foi adicionado em 1972 e desde então já foram introduzidos 27 segundos.

Não se preocupe por não conseguir mudar os ponteiros do relógio: há quem já tenha preparado isso por nós. Por exemplo, a Câmara do Porto já acertou o relógio ao segundo para a passagem de ano. O mesmo se passará em muitos outros locais do mundo.

Portanto agora já sabe. Tenha um Ótimo 2017, ainda que demore mais a chegar.