Moda

Pantone escolheu: Aposte no “Greenery” em 2017

Todos os anos, a Pantone elege a tonalidade do ano. Ao contrário do que aconteceu para 2016, que no rol de cores dominavam os tons pastel, em 2017 a marca de cores revelou agora o tom que é, nada mais, nada menos que o ‘Greenery’, um verde “alface”, brilhante, “fresco e revigorante” que pretende ser “um indicador dos primeiros sinais da natureza a florescer e evocativo da folhagem e da vida ao ar livre”.

“Quanto mais as pessoas estão embrenhadas na vida moderna, mais desejam o lado da beleza e unidade com o mundo natural. Esta mudança está patente na proliferação de tudo o que reflete o ‘verde’ na nossa vida quotidiana, incluído através do planeamento urbano, arquitetura, lifestyle, e escolhas de design que fazemos em termos globais. Uma constante como pano de fundo, ‘greenery’ está agora a tomar lugares de primeira fila – é a tonalidade omnipresente em torno do planeta”, justificou assim a Pantone a sua escolha.

Desfiles da Emilio Pucci, Michael Kors e Balenciaga, verão 2017 (Foto: Divulgação)
Desfiles da Emilio Pucci, Michael Kors e Balenciaga, verão 2017

A novidade sucede ao Rosa Quartzo e ao Azul Tranquilidade, a dupla do ano que agora termina. O Greenery (Pantone 15-0343) fez parte de alguns desfiles de verão 2017 – cujos looks chegam às lojas em meados de março. Prontas para adotar a nova tendência?

“Enquanto a serenidade e o quartzo, as cores Pantone de 2016, expressavam a necessidade de harmonia num mundo caótico, o ‘greenery’ surge força para 2017 como uma resposta à nossa vontade de, no meio de um cenário socio-político complexo, satisfazer um desejo cada vez maior de rejuvenescer, revitalizar e unir”, explica Leatrice Eiseman, diretora executiva do Pantone Color Institute.

“‘Greenery’ simboliza a busca pelo voltar a conectar com a natureza, uns com os outros e pelo propósito maior”, conclui.