Atualidade

Campeão mundial de Fórmula 1 anuncia fim da carreira aos 31 anos

Cinco dias depois de se sagrar campeão mundial de Fórmula 1 pela Mercedes, em Abu Dhabi, o 33.º campeão mundial da categoria rainha do desporto automóvel, Nico Rosberg, anunciou o fim da sua carreira.

Com apenas 31 anos e a viver um dos melhores momentos da sua vida a nível profissional, o piloto alemão fez um inesperado comunicado através da sua página no Facebook.

“A partir do momento que o destino do título estava em minhas próprias mãos, a grande pressão começou e em Suzuka [Japão], quando se perspetivava a conquista do título mundial, comecei a pensar em abandonar a competição automóvel se me sagrasse campeão. Tomei a minha decisão na segunda-feira à noite, depois de ter refletido durante o dia”, afirmou Rosberg.

“Esta temporada foi muito difícil. Segui como um louco em todas as áreas depois das decepções dos últimos dois anos, que alimentaram a minha motivação para níveis que eu nunca tinha experimentado antes. E claro que isso teve um impacto sobre aqueles que eu amo também. Foi um sacrifício para toda a família”, escreveu ainda justificando a sua decisão.

A Mercedes, que patrocina o piloto desde a temporada de 2010, agradeceu o tempo de trabalho de Nico Rosberg à frente da equipa e fez uma homenagem na sua página oficial com a legenda “Sonho alcançado”, referindo-se ao título inédito do alemão nesta temporada.

Toto Wolf, chefe da equipa, admitiu estar surpreso com a decisão do atleta, mas assegura que todos lutarão para alcançar novos feitos. “Para a equipa, esta é uma situação inesperada, mas também empolgante. Vamos levar o tempo que foi preciso para avaliar as nossas opções e traçar o nosso caminho para o futuro”, concluiu.