Atualidade

Tiago Monteiro protagoniza debate a alta velocidade

O convite partiu do Clube dos Pensadores, sendo que a sessão decorreu há dias em Vila Nova de Gaia. O objetivo era abordar a competição automóvel em diversas facetas, assim como o novo Código de Estrada e a sinistralidade, sendo o conceituado piloto português o protagonista.

Tiago Monteiro, atualmente a defender as cores da Honda no Campeonato do Mundo de Carros de Turismo, falou de velocidade, resistência, corridas, Fórmula 1, Indy Car, WTTC e um pouco da sua vida.

O Clube dos Pensadores (CdP) é uma ideia de Joaquim Jorge, que foi o moderador deste debate. Tiago Monteiro foi recebido com aplausos, uma primeira vez num debate do CdP, sublinha o mentor.

“Foi o debate mais rápido, até hoje, realizado. Tiago Monteiro respondeu a todos as perguntas como corre: rápido e eficiente”, descreveu Joaquim Jorge.

Ficamos assim a saber que em dia de corrida, o piloto acorda muito cedo, fala com os seus engenheiros e mecânicos, come o melhor possível, mas o mais importante “é estar ligado às pessoas”, ou seja à equipa que o ajuda sempre.

O debate terminou e deu lugar a uma verdadeira sessão de autógrafos dos fãs, que quiseram também tirar uma selfie com o piloto, que tem 20 anos de carreira.

De se recordar que Tiago Monteiro obteve a melhor classificação de um piloto português na Fórmula 1: 3º lugar na Grande Prémio dos Estados Unidos da América. No ano passado ficou em 3º lugar no campeonato de WTTC e não descura a possibilidade de dar o seu nome como embaixador português para a Fórmula 1 voltar a Portugal. Até porque, segundo disse, sente “uma frustração muito grande em relação a outras modalidades pois há portugueses com excelentes resultados e o futebol é que tem sempre o protagonismo”.

Além de Tiago, esteve também presente o campeão de Enduro e participante no Rally Dakar Pedro Bianchi Prata, ex-aluno e amigo de Joaquim Jorge o fundador do CdP. Este falou da sua experiência no Dakar e da dificuldade e dureza dessa prova.

Depois do debate, o marido de Diana Pereira esteve em Braga com o filho Noah e o sobrinho, que se estrearam nas corridas de kart, passou por Genebra e já se encontra em Monza, Itália, para a apresentação à imprensa do WTCC.

Quanto ao Clube dos Pensadores, depois de temas diferentes, volta à política no seu 11.º aniversário no próximo dia 27.